Unidade de Saúde Familiar entrou em funcionamento

0
3308

Entrou em funcionamento no início do mês, no Centro de Saúde de Pombal, a Unidade de Saúde Familiar S. Martinho de Pombal, “garantindo resposta assistencial a 12.657 utentes”, segundo anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

“Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACES PL), a nova Unidade de Saúde Familiar funciona no Centro de Saúde de Pombal”, sendo coordenada pela médica Maria Cidália Tavares, informa a ARSC.

Ainda segundo a mesma Administração Regional de Saúde, a USF S. Martinho de Pombal dispõe de uma equipa constituída por sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos, num total de 19 profissionais. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 20:00 horas.

“A nova Unidade de Saúde Familiar conta com uma equipa disponível para prestar cuidados de saúde personalizados à população inscrita: consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda em todo o horário de funcionamento, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários”, refere a Administração Regional de Saúde do Centro, adiantando que “a equipa da USF compromete-se a dar resposta a todas as solicitações, sejam de índole médica ou de enfermagem, no próprio dia e durante o horário de funcionamento”.

Com a abertura de mais uma nova unidade este mês, passam a funcionar na área de influência do ACES Pinhal Litoral seis Unidades de Saúde Familiar: D. Dinis, Santiago de Leiria, Condestável, Cidade do Liz, Marquês e S. Martinho de Pombal.

“Com a abertura da 58ª USF na região, a Administração Regional de Saúde do Centro reforça a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população, elevando-se os índices de bem-estar e saúde das comunidades”, frisa aquela entidade regional presidia por José Tereso.

Orlando Cardoso (texto)

Notícia publicada na Edição nº 79, de 14 de Abril