Reciclagem aumenta 4% na região de Leiria em 2023

0
198

A Valorlis, responsável pela gestão de resíduos em Leiria, anunciou um aumento de 4% na recolha selectiva de materiais recicláveis. Este avanço representa um total de 17.242 toneladas de resíduos reciclados em 2023, com destaque para o papel/cartão, que teve um incremento de 8%.

As embalagens plásticas, metálicas e embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) totalizaram 4.463 toneladas, ou seja, um aumento de 3% em comparação com o ano anterior, enquanto 6.117 toneladas de vidro mantiveram um nível semelhante ao ano anterior.

Além desses materiais, outros resíduos como equipamentos eléctricos e electrónicos, verdes, sucata e madeira somaram 691 toneladas enviadas para reciclagem.

Marta Loia Guerreiro, administradora executiva da Valorlis, destacou a sensibilização dos munícipes para a causa da reciclagem, ressaltando ainda o esforço conjunto em tornar a região uma referência em matéria de reciclagem.

 A empresa disponibiliza uma rede de 1.846 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de actuação, complementada por serviços como recolha porta-a-porta no comércio e serviços, além de programas de incentivo à separação e reciclagem em escolas e instituições.

Destaca-se que está em vigor, com inscrições abertas até 30 de Abril, a campanha “Toneladas de Ajuda”, destinada a associações ou instituições sem fins lucrativos com intervenção, apoio ou resposta de natureza social.

As entidades podem entregar os seus resíduos recicláveis na unidade de triagem da Valorlis ou nos ecocentros de Batalha/Porto de Mós, Pombal e Ourém, ou ainda solicitar uma recolha à Valorlis.