TOME NOTA | Fim-de-semana em Agenda

0
849

SÁBADO, 28 DE OUTUBRO

Banda da Ilha celebra 99 anos
A Banda Filarmónica Ilhense vai festejar mais um aniversário. Os 99 anos vão ser assinalados em dois momentos distintos, o primeiro deles já este sábado (28), a partir das 21h21, dia em que a banda dá um concerto no salão Paroquial da Ilha. Para o fim-de-semana seguinte fica reservado o almoço comemorativo. No domingo, 5 de Novembro, a partir das 12h30, a filarmónica abre as portas do salão paroquial para um repasto que inclui sopa de vaca (ou canja), Bacalhau à Filarmónica, Carneiro Estufado e sobremesa. As reservas podem ser feitas pelos telefones 915 009 226, 913 862 678 ou 964 019 419.

Teatro na Ponte da Assamaça e Arroteia
A Junta de Freguesia de Pombal, em parceria com a Fundação INATEL e o apoio do Município de Pombal, vai levar espectáculos às aldeias da freguesia, no âmbito da edição de 2023 do Ciclo de Teatro. “Depois do sucesso do ano anterior, agora é a vez de proporcionar esta experiência na Ponte da Assamaça e Arroteia, sempre privilegiando a proximidade às populações e a fruição dos espaços de encontro da comunidade”, explica a autarquia presidida por Carla Longo.
O primeiro espectáculo é já este sábado, dia 28, no Salão da Capela da Ponte da Assamaça. Às 21h30, sobe ao palco o Te-Ato Grupo de Leiria, com a peça “Bú ou a pragmática de um sonho”, um texto da autoria de Luís Mourão e cuja narrativa se desenvolve a partir dos encontros sucessivos de João e José, dois vizinhos de longa data, unidos por uma amizade cúmplice, feita de acordos, mas também de discordâncias.
No fim-de-semana seguinte é a vez de o Salão da Capela da Arroteia receber o Grupo de Teatro O Alguidar (Batalha) com a peça “Sete”, retratada num bar de ambiente burlesco, conhecido pela animação musical e dançante. Um espectáculo para maiores de 12 anos, que se realiza no domingo, 5 de Novembro, pelas 16h00. Ambos os espectáculos têm entrada gratuita e são abertos à comunidade.
A Junta de Freguesia realça, ainda, que o Teatro Amador de Pombal, instituição cultural da freguesia, também integrou os espectáculos do Ciclo de Teatro Amador da INATEL Leiria, “levando o nome de Pombal e o trabalho realizado a outros pontos do distrito”.

Noite de Fados no Carriço
A Associação da Freguesia do Carriço (ACRD) organiza no dia 28 (sábado), a partir das 21h00, uma noite de fados na sua sede.
O evento conta com a participação dos fadistas Júlia Silva, Dino Marques e José Fernandes Castro, acompanhados pelos músicos João Mário Soares, na guitarra, e Horácio Labrincha, na viola.
A participação tem um custo de 10 euros, valor este que inclui também caldo verde, petiscos e bebida. As entradas são limitadas, pelo que a colectividade apela aos que desejem assistir para que façam a sua reserva pelos telefones 917 879 962 (Hugo) ou 965 394 067 (Aníbal).

Doçaria conventual chega a Figueiró dos Vinhos pela mão de 15 doceiros
A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos está de regresso ao Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços para a sua 17.ª edição.
Marcada para o último fim-de-semana de Outubro (28 e 29), os visitantes terão à disposição diferentes casas de doçaria conventual, oriundas de Alcobaça, Almourol (Vila Nova da Barquinha), Amarante, Aveiro, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Cernache do Bonjardim, Évora, Figueiró dos Vinhos, Nisa (Portalegre), Ovar, Sertã, Tentúgal e Tomar.
Além dos doces conventuais e licores, o certame conta, igualmente, com a habitual programação cultural, que complementa a vertente da doçaria. Há animação diária, concertos, visitas guiadas e workshops para crianças e adultos.
O primeiro dia inicia-se pelas 11h00 com a inauguração oficial da Feira e a tarde é reservada à cultura com um workshop, para pais e filhos, dedicado às “Broinhas dos Santos” (carece de inscrição); um “Roteiro Encenado”, que consiste numa visita guiada, com encenação, a vários pontos do centro da vila; e um concerto de piano e voz protagonizado por “Bliss”.
O dia seguinte, e o último, contará com “Roteiro Encenado”, durante a manhã, seguindo-se a tarde com o workshop “Pão-de-ló de Ovar”, também ele com inscrições limitadas e dirigido a maiores de 16 anos, pelas mãos da pasteleira da Flôr de Liz de Ovar, umas das Casas de Doces Conventuais com presença assídua desde a I Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos. O encerramento da programação cultural deste ano será conduzido pelo Coro da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos.
Os workshops e Roteiro Encenado são gratuitos, mas carecem de inscrições obrigatórias através do telefone 916 226 446.

 

DOMINGO, 29 DE OUTUBRO

Festival de Sopas da ARDEC inclui 10 variedades
A Associação da Machada (ARDEC) realiza este domingo (29) um Festival de Sopas, com início às 13h00.  As entradas custam 10 euros e incluem sopas (10 variedades), sobremesa e taça. Para as crianças entre os cinco e os 12 anos, as inscrições custam cinco euros.
As reservas podem ser feitas junto de membros da direcção ou no bar da ARDEC. estão também disponíveis os contactos 916 553 006, 911 029 803 e 911 791 457.

Caminhada pela Igualdade
No dia 29 de outubro (domingo), realiza-se, pelas 09h00 , a Caminhada pela Igualdade, com início e fim no Centro Escolar de Pombal. O objectivo é sensibilizar e mobilizar a comunidade para as questões da igualdade, por forma a reflectir em conjunto, quais os passos individuais e colectivos que é possível fazer neste caminho. A iniciativa está integrada na programação do Dia Municipal para a Igualdade.

Caminhada do Escuteiro no Louriçal
O último domingo do mês traz uma caminhada de 10km, organizada pela Comissão de Pais do Agrupamento de Escuteiros 1244 do Louriçal. O ponto de encontro é na Fonte da Pedra, às 09h00, e a iniciativa está integrada no 30º aniversário daquele agrupamento. A participação tem um custo de seis euros e inclui brinde, água e lanche. As inscrições devem ser feitas através de um dos seguintes contactos: 918 851 932 (Marisa), 968 749 489 (Mélanie) ou 919 411 212 (Vítor).

Almoço de Outono no Alto dos Crespos
A chegada dos dias mais frescos pede refeições quentes e aconchegantes. A pensar nisso, a Associação Alto dos Crespos organiza no domingo (29) um “Almoço de Outono” na sua sede, a partir das 12h30. A ementa é composta por sopa, cozido à portuguesa, sobremesa e bebidas. Os sócios com quotas actualizadas pagam 13 euros e os não sócios 15 euros. As crianças até aos seis anos não pagam e se tiverem entre 6 e 12 anos o valor é de oito euros.
As vagas são limitadas e as reservas obrigatórias, através de um dos seguintes contactos: 918 347 324 (Fátima) ou 967 262 995 (Cristina).

Escuteiros do Louriçal festejam 30 anos
O Agrupamento de Escuteiros do Louriçal vai celebrar 30 anos e a data é assinalada este domingo com um programa alargado e aberto à comunidade. O ponto de partida é dado às 09h00 com uma caminhada (6 euros), seguindo-se um almoço (7,5 euros) às 13h00. O prato principal é porco no espeto com arroz de feijão. A missa campal é celebrada às 15h00, após a qual são entregues as condecorações (16h00), culminando o programa com a inauguração do vídeo do Hino de Agrupamento.
Para quem quiser participar na caminhada e almoço, a inscrição tem um custo de 12 euros. Os escuteiros do agrupamento aniversariante não pagam.

 

QUARTA-FEIRA,1 DE NOVEMBRO

Sabores da serra chegam à mesa na AJEC
A 7ª Mostra Gastronómica da “Costa da Serra” realiza-se no dia 1 de Novembro e tem, mais uma vez, como anfitriã a AJEC do Barrocal.
A colectividade da freguesia de Pombal abre as portas da sede às 12h30 e na ementa desta edição constam entradas, chanfana de cabra à moda da Sicó, bacalhau de cebolada e carne de porco à alentejana. Para os mais pequenos há um menu infantil com bife de perú acompanhado de batata frita e arroz. Na hora da sobremesa, as opções variam entre pudim caseiro, arroz doce ou salada de frutas. A inscrição tem um custo de 14 euros, mas as crianças dos cinco aos 10 anos pagam oito euros.
As reservas devem ser feitas até 30 de Outubro, na sede da AJEC ou através dos telefones 918 730 387 (Paula) | 913 913 301 (Célia – depois das 17h00).

O melhor bolinho vai ter direito a prémio
Manda a tradição que no Dia de Todos Os Santos haja bolinhos à mesa. Nas Meirinhas, a Junta de Freguesia voltou a desafiar a comunidade a pôr as mãos na massa e a participar no Concurso do Melhor Bolinho. para isso, basta inscrever-se na Junta de Freguesia.
A terceira edição da iniciativa realiza-se no dia 1 de Novembro, entre as 15h00 e as 18h00, no Salão das Colectividades. Os que passarem por lá têm direito a prova gratuita e a votação é aberta a todos. A tarde vai ser ainda animada pelo Grupo de Concertinas Sons da Sicó.

*Se gostaria de ver aqui a divulgação do seu evento, envie-nos o cartaz para pombaljornal@gmail.com