Medidas para minimizar impacto da pandemia

0
1344

No seu primeiro relatório, o Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL) apresenta 37 medidas para ultrapassar os efeitos económicos e sociais da Covid-19 no período pós-pandemia.
Entre as medidas apresentadas conta-se a utilização de ‘social bonds’ (títulos de impacto social), que permitirá às autarquias constituírem-se investidores sociais e compensar as empresas que cumpram com os resultados contratualizados através de metas e indicadores sociais mensuráveis.
A criação de uma moeda local digital, a emitir pela CIMRL com o objectivo de incentivar o consumo no comércio de proximidade, é outra das propostas incluídas no Plano de Acção do GESRL.
As medidas, que não têm carácter vinculativo e destinam-se a diferentes entidades coordenadoras, resultam do esforço e contribuição voluntária de aproximadamente 100 pessoas, organizadas em dez grupos de trabalho temáticos, adianta o documento.
Do plano consta também a execução de um programa de distribuição alimentar reforçado, com o apoio da rede solidária de instituições particulares de solidariedade social e autarquias.
Garantir um destino turístico seguro é outra recomendação, sugerindo o mapeamento do património natural e edificado da região, onde se possa manter alguma distância entre as pessoas, e a criação de uma plataforma digital para a sua promoção. Integra-se nesta proposta o turismo gastronómico, etnográfico e patrimonial, mas também programação cultural a ser contratada a artistas locais.

*Notícia publicada na edição impressa de 28 de Maio