Antiga escola do Grou vai ser transformada em creche

0
264

O Município de Pombal vai avançar com a construção de uma creche no Grou, nas instalações da antiga escola primária e jardim-de-infância.

O projecto quer aproveitar o mais possível o perímetro da antiga escola

Com um investimento de cerca de meio milhão de euros, o projecto prevê a realização de obras de alteração e requalificação das instalações do antigo estabelecimento de ensino, aproveitando o mais possível o perímetro daquele edificado e a compartimentação existente.
A reconversão visa responder às necessidades diagnosticadas naquele território e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar e a melhoria das condições de vida dos cidadãos e das famílias da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, à qual pertence a futura creche.
A nova resposta social terá capacidade para acolher 42 crianças, distribuídas por três salas, em função das idades.
O anúncio da construção da creche foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, na reunião de 31 de Janeiro.
Recorde-se que Pombal foi o município do distrito de Leiria que mais cresceu em número de vagas disponibilizadas em resposta de creche, segundo avançou o director do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, na cerimónia de assinatura do protocolo com o Centro Social de Vila Cã e do Lar da Felicidade, de Meirinhas, realizada a 2 de Novembro passado.
A nível distrital, Pombal registou o maior aumento de vagas, passando de 623 vagas para 854, ou seja, mais 231 vagas, distribuídas por 12 instituições da Rede Social de Pombal (IPSS e com fins lucrativos).
As novas vagas passaram a estar disponíveis na APEPI; Associação do Centro Social do S. Pedro; ACUREDE; Associação da Moita do Boi; Associação de Solidariedade Social e Melhoramentos do Travasso e Circunvizinhos; Centro Social de Carnide; Centro Social Júlio Antunes; Centro Social Paroquial da Ilha – Obra Social da Sagrada Família; Jardim Escola Primeiro Degrau; Lar Da Felicidade (Lua Nova); Santa Casa da Misericórdia de Pombal (Casa da Criança) e A Falinha.

 

  • A empreitada vai ser lançada a concurso público pelo preço-base de 424.901,07 euros, acrescido de IVA (25.494,06 euros), com um prazo de execução de 180 dias.
  •  A aldeia do Grou pertence a dois concelhos (Pombal e Leiria) e a três freguesias (Guia, Monte Redondo e Coimbrão).
  • A futura creche vai ter capacidade para acolher 42 crianças.
  • No final de 2023, o concelho tinha 854 vagas nesta resposta social.

 

*Notícia publicada na edição impressa de 15 de Fevereiro