Doçaria conventual regressa a Figueiró dos Vinhos pela mão de 15 doceiros

0
958

A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos está de regresso ao Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços para a sua 17.ª edição.

Marcada para o último fim-de-semana de Outubro (28 e 29), os visitantes terão à disposição diferentes casas de doçaria conventual, oriundas de Alcobaça, Almourol (Vila Nova da Barquinha), Amarante, Aveiro, Caldas da Rainha, Castanheira de Pêra, Cernache do Bonjardim, Évora, Figueiró dos Vinhos, Nisa (Portalegre), Ovar, Sertã, Tentúgal e Tomar.

Além dos doces conventuais e licores, o certame conta, igualmente, com a habitual programação cultural, que complementa a vertente da doçaria. Há animação diária, concertos, visitas guiadas e workshops para crianças e adultos.

O programa do primeiro dia inicia-se pelas 11h00, com a inauguração oficial da Feira, e a tarde é reservada à cultura com um workshop, para pais e filhos, dedicado às “Broinhas dos Santos” (carece de inscrição); um “Roteiro Encenado”, que consiste numa visita guiada, com encenação, a vários pontos do centro da vila; e um concerto de piano e voz protagonizado por “Bliss”.

O dia seguinte, e o último, contará com “Roteiro Encenado”, durante a manhã, seguindo-se a tarde com o workshop “Pão-de-ló de Ovar”, também ele com inscrições limitadas e dirigido a maiores de 16 anos, pelas mãos da pasteleira da Flôr de Liz de Ovar, umas das Casas de Doces Conventuais com presença assídua desde a I Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos. O encerramento da programação cultural deste ano será conduzido pelo Coro da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos.

Os workshops e Roteiro Encenado são gratuitos, mas carecem de inscrição (obrigatória) através do telefone 916 226 446.