Alunos do Travasso foram conhecer melhor o trabalho dos bombeiros e entregar um donativo

0
840

Os Bombeiros Voluntários de Pombal receberam, ao início da tarde do dia 29 de Janeiro, a visita dos alunos do 3º e 4º anos da Escola Básica do Travasso (freguesia de Pombal). A deslocação ao quartel esteve integrada nas Actividades de Enriquecimento Curricular e, muito em concreto, da disciplina de Cidadania.

Os alunos ouviram atentamente as explicações da bombeira Dora Lopes e aproveitaram para colocar várias questões

Ávidos da natural curiosidade, própria da idade, os 19 alunos da E.B.1 do Travasso mostraram-se atentos às explicações da bombeira Dora Lopes, aproveitando para colocar inúmeros questões no decurso das explicações sobre os equipamentos das ambulâncias e dos auto-tanques.
A par do cariz pedagógico e da sensibilização do grupo para o papel dos bombeiros, a visita teve também uma missão solidária. Os alunos entregaram aos soldados da paz um donativo, no valor de 67 euros, destinado a apoiar o trabalho desta associação humanitária.

Alunos entregaram ao comandante e à bombeira Dora Lopes o donativo e um poema

A verba foi angariada com a colaboração dos encarregados de educação que, através de mealheiros colocados em lojas (dos próprios ou de familiares e amigos), procuraram sensibilizar os clientes para esta causa.
Cátia Sousa, professora dos alunos, explicou que os valores da cidadania foram “trabalhados no primeiro semestre” deste ano lectivo, no decurso do qual as turmas foram questionadas sobre a instituição que gostariam de ajudar. “O nome dos bombeiros de Pombal foi consensual”, recorda a docente do 1º ciclo. A deslocação ao quartel pretendia, ao mesmo tempo, “desmistificar a ideia de que o trabalho dos bombeiros vai muito além dos fogos no Verão”, acrescentou Cátia Sousa.