Nove estudantes disputam eleições para Jovem Autarca de Pombal

0
1023
Os candidatos são de várias idades e de diversas escolas do concelho
Os candidatos são de várias idades e de diversas escolas do concelho

Estão marcadas para a próxima terça-feira (23) as eleições para o Jovem Autarca de Pombal, um projecto promovido pelo Município de Pombal e que nesta terceira edição é disputado por nove estudantes.
A campanha eleitoral decorre até sexta-feira (19), dia em que é realizado um debate, com início às 17h45, entre os candidatos que se apresentam a sufrágio, no Café Concerto.
Tendo como universo eleitoral todos os alunos matriculados em escolas do concelho, o projecto, dirigido a jovens entre os 12 e os 17 anos de idade, tem como objectivo “permitir aos jovens um nível de participação mais activa nas políticas que norteiam o seu concelho, conferir-lhes a possibilidade de assumirem um papel de porta-voz desta franja populacional, de serem co-responsáveis pela gestão de um orçamento e de criarem sinergias para concretizar os projectos que idealizaram”, explica o município numa nota enviada à imprensa.
Cada uma das candidaturas teve de ser subscrita por 50 apoiantes e apresentado um manifesto eleitoral, bem como um programa de acção para o mandato com medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.
O candidato com maior número de votos será o Jovem Autarca, enquanto os candidatos com o segundo e terceiro lugares serão Jovens Vereadores, constituindo o “Executivo Jovens Autarcas”. Os restantes candidatos compõem a “Assembleia de Jovens Autarcas”.
O mandato inicia-se com a tomada de posse, prevista para o dia 30 de Janeiro, e terá a duração de um ano.

Nesta terceira edição, as eleições estão a ser disputadas por:
– Carolina Ferreira Valadas, de 17 anos, aluna da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP);
– Cristelle Gonçalves Gomes dos Santos, 15 anos, aluna da Escola Básica e Secundária da Guia;
– Duarte Costa Lopes, 12 anos, aluno da Escola Marquês de Pombal;
– Hugo Filipe da Mota Marques, de 16 anos, aluno do Colégio João de Barros;
– Inês Mota Ferreira, de 17 anos, aluna da Escola Secundária de Pombal;
– João Francisco Machado, de 14 anos, aluno da Escola Gualdim Pais;
– Maria José Santos Gomes, de 13 anos, aluna da Escola Gualdim Pais;
– Mateus Palhais Gomes, de 13 anos, aluno da Escola Gualdim Pais;
– Mayara Rosa dos Santos Estrela, de 12 anos, aluna da Escola Gualdim Pais.

 

Recorde-se que na segunda edição, foi eleita Miriam Pereira Leal, aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros, em Meirinhas, com 419 votos. Por sua vez, Inês Santos e Manuel Moderno, alunos da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respectivamente, foram eleitos vereadores.