Ideias para o futuro da Sicó vão ser debatidas em conferência organizada pelo CDS-PP

0
1040

A desertificação populacional assola vastas áreas no país e tem sido agravada nos últimos anos devido à redução da taxa de natalidade, à migração dos jovens e à dificuldade em fixar novos residentes. Diante dessa realidade, a concelhia de Pombal do CDS-PP organiza uma conferência subordinada ao tema “Sicó – Ideias para o Futuro”, marcada para o próximo dia 15 de Junho, nas instalações da Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras, na freguesia da Redinha.

Com a participação de diversos especialistas e representantes da sociedade, o evento tem como objectivo central propor soluções concretas para reverter a tendência de despovoamento e abandono de territórios.

Segundo o comunicado de imprensa da concelhia, “o governo central e suas instituições não têm capacidade para lidar com este problema, tem que ser o poder autárquico a liderar o processo que contrarie e inverta esta tendência, envolvendo a sociedade civil, associações, empresas e outras instituições.”

A valorização dos recursos endógenos do maciço de Sicó será uma das prioridades, visando tornar a região um pólo de desenvolvimento económico e social, em contraposição ao abandono e ao atraso.

Além dos momentos de debate e reflexão, o evento também contará com actividades culturais e de convívio.

*Isabella Silvano | Aluna do 3º ano da Licenciatura em Comunicação e Media do IPL, em estágio