Amigos da Sesta realizam conferência

0
2466

No próximo dia 27 de Setembro, a partir das 09:30h, tem início a 4ª edição da Conferência Nacional da Sesta. O Centro Cultural de Ansião recebe o evento da Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS), que depois de Estremoz, Alcanena e Avis chega ao distrito de Leiria.

Manuel Prates Miguel explica que “nas conferências, os oradores convidados dissertam sobre temas pré-combinados, naturalmente consentâneos com a sua área profissional”. Desta vez, o programa é preenchido pelos temas Sesta e Evolução, Sesta e Desporto, Sesta e Produtividade, Sesta da Criança, Sesta e Saúde Mental e Privação do Sono e Protecção Civil. “A fasquia das expectativas é alta face ao elevado nível curricular dos oradores convidados e à forte mobilização da curiosidade do público que os irá ouvir”, avança o presidente da direcção da APAS.
A associação a que Prates Miguel preside existe desde Junho de 2003 e tem como objectivo a “divulgação, promoção e defesa da prática da sesta enquanto pausa de repouso intercalar na actividade laboral, conducente à harmonia dos ritmos biológicos, alívio do stress e melhoria da qualidade de vida na sua dualidade psicossomática”. O advogado faz um balanço “positivo” do percurso da APAS: “a Comunicação Social tem sido generosa connosco. Imprensa nacional e regional, antenas de rádio (uma vez telefonaram-me da Rádio Caracol da Venezuela!), cadeias de televisão, têm solicitado entrevistas e feito a cobertura dos eventos que vimos promovendo, designadamente as Conferências Nacionais da Sesta, onde personalidades credenciadas nas áreas das suas especialidades cativam os auditórios”.

Temas e Oradores:
Sesta e Evolução, por Augusto Abade, biólogo da Universidade Coimbra;
Sesta e Desporto por Nuno Campos, médico da Seleção Portuguesa de Futebol;
Sesta e Produtividade, por Manuel Marques Barreiro, economista/gestor;
Sesta da Criança, por Vanda Clemente, psicóloga clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
Privação do Sono e Proteção Civil, por Miguel Arriaga, do Instituto Politécnico de Portalegre;
Sesta e Saúde Mental, por João Claudino Junceiro, da Escola Superior de Saúde de Portalegre.