São Simão recebe 14ª edição da Alitém

0
2559

A XIV Mostra Gastronómica de Alitém começa hoje, e até domingo vai mostrar a cultura, as associações e a gastronomia desta região do concelho.

Vão participar quase todas as associações da UFSSA, com stands onde mostram alguns dos seus trabalhos, tasquinhas ou mesmo com actividades. “O programa cultural é feito com gentes de cá”, refere Nogueira Matos, sublinhando que esta é uma aposta clara nas “forças vivas das ex-freguesias” e faz parte do próprio espírito da Alitém.

Em termos financeiros, este ano é apoiada por fundos comunitários, através da Terras de Sicó, o que permite um desafogo importante no orçamento, que está na ordem dos dez mil euros. “É talvez o primeiro ano em que não tivemos constrangimentos financeiros para a realização desta mostra gastronómica”, afirma o presidente de junta, adiantando ainda que pela primeira vez receberam também o apoio da Câmara Municipal, no valor de 2500 euros, antes da realização da atividade.

Quanto às expectativas, lembrando que no ano passado as pessoas aderiram, apesar da conjuntura económica, para esta esta edição “são as melhores e esperamos que todas as pessoas colaborem no sentido de não deixar que esta iniciativa fique por aqui”, deseja Nogueira Matos.