CARTAS POMBALINAS | Obrigado Vitor! Honraremos o teu legado!

0
2170

Hoje, podíamos falar de muita coisa, nomeadamente, da atualidade nacional e as expectativas em torno dos equilíbrios que derivam da nova liderança do maior partido da oposição, mas, face à triste noticia que irrompeu esta semana na nossa comunidade, não podia deixar de dedicar estas breves linhas ao nosso amigo Vitor Duarte, cujo percurso de vida está intrinsecamente relacionado com a evolução do desporto em Pombal.
Contextualizando, esta semana Pombal perdeu um dos seus principais impulsionadores da prática desportiva na ampla e verdadeira aceção da palavra desporto, uma vez que o Vitor não era homem de uma só modalidade.
Aliás a recordação que me vem logo à cabeça é do Vitor na “oficina ou garagem” da Escola Secundária a construir as canoas e o entusiasmo com que nós, putos, víamos a forma como ele lidava com a lã de vidro e os cuidados para que a canoa ficasse um “brinquinho”. Concomitantemente, era assistir aos grupos que se iam formando para ir com o Vitor andar de canoa para a lagoa da Quinta da Gramela.
Neste ponto, realce para o incentivo permanente à saudável ocupação dos tempos livres de tantas crianças e jovens, evitando que se “metessem por outros caminhos”… ação esta que se manteve até aos últimos dias!
Falando em ecletismo, não posso esquecer a teimosia com que ele nos incentivava a praticar corfebol e nós não achávamos piada nenhuma porque queríamos era jogar futebol, andebol, basquetebol ou voleibol, onde, em todas estas modalidades, o Vitor era detentor de um conhecimento acima da média.
Pombal viu, assim, brotar, nestas várias modalidades, grandes equipas orientadas pelo Professor Vitor, fosse nos torneios na escola, intercâmbios, no Núcleo de Desporto Amador de Pombal ou até no Sporting Clube de Pombal.
A verdade é que o Vitor era um apaixonado pelo desporto e um autêntico promotor da atividade física na nossa terra! Entre vários feitos do seu percurso, há umas quatro décadas, o Vitor foi um dos fundadores e galvanizadores do Núcleo de Desporto Amador de Pombal. Um projeto desportivo que ainda hoje se mantém de pé e boa saúde e que veio dar um contributo notável para a prática de diversas modalidades na nossa terra.
O futuro do NDAP ficará para sempre indelevelmente ligado ao papel histórico desempenhado por várias pessoas, onde o Vitor assume lugar de destaque. Aliás, podemos até considerar que seja o pai do andebol em Pombal, modalidade por onde muitos de nós passámos na nossa infância.
Não resisto em partilhar as caraterísticas mais interessantes do Vitor, que eram a sua forte personalidade e o seu peculiar sentido de humor. O Vitor era um treinador exigente e um amigo brincalhão, sendo que, por vezes era difícil distinguir as duas facetas, nomeadamente, quando tínhamos ao sábado o Vitor como treinador nos juniores do Sporting Pombal e à segunda-feira de manhã o Vitor como Professor de educação física na Escola Secundária. Era um desafio permanente.
No sábado, o Vitor incentivava-nos a dar o máximo em busca da vitória, o que de vez em quando resultava em algumas lesões e arranhões nas pernas mas na segunda-feira não nos dava descanso nas aulas… o que demonstrava bem o rigor e o brio do seu profissionalismo.´
Enche-nos o coração saber que nos conseguiste juntar a todos no ano passado para o “convívio dos marretas” que os teus antigos atletas conseguiram organizar e saber que foste distinguido em vida com o Prémio Carreira na primeira Gala do Desporto da Freguesia de Pombal. Nem que seja só por isso já valeu a pena… e as emoções falam por si amigo.
Uma coisa é certa, marcaste positivamente várias gerações e deixas um legado de desenvolvimento do desporto em Pombal que não podemos nunca esquecer.
Para o futuro, aqui assumimos o compromisso de honrar este teu legado e tudo faremos para seguir o teu exemplo e apostar ainda mais na promoção do desporto em Pombal e em levar os jovens para os “bons caminhos”!
Obrigado amigo Vitor. Não te esqueceremos!

Pedro Pimpão
pedropimpao@gmail.com

Partilhar
Artigo anteriorTerras de Sicó projecta rede de mercados de gado
Próximo artigoCondutora morre carbonizada em colisão com pesado
Pedro Pimpão é natural de Pombal, tem 36 anos, é casado e tem dois filhos. É advogado de profissão e actualmente desempenha as funções de deputado à Assembleia da República, tendo sido eleito pelo círculo eleitoral de Leiria. É Presidente da Assembleia de Freguesia de Pombal, membro da Assembleia Municipal de Pombal e membro da Assembleia Intermunicipal da Região de Leiria. É licenciado em Direito pela Universidade Coimbra, contando com Pós-Graduações em Direito Administrativo, Gestão Autárquica, Direito dos Contratos Públicos e Direito Municipal Comparado Lusófono. É Mestrando em Ciência Política pelo ISCSP – Universidade de Lisboa.