Bombeiros recebem curso de tripulante de ambulância

0
1659

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal vai ser palco, em Outubro, de um curso de formação destinado a candidatos a Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), com um total de 210 horas.

A iniciativa tem como objectivo principal “dotar os formandos com as competências necessárias no âmbito a avaliação da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma”.

O curso irá abordar vários conteúdos programáticos como a abordagem e reanimação (25 horas), parto, pediatria e normas (25 horas), emergências médicas (50 horas), emergências de trauma (75 horas) e, integração no Sistema Integrado de Emergência Médica (35 horas).

Após a conclusão do curso, os formandos que obtiverem avaliação positiva, receberão certificado e cartão de TAS emitido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Ficarão, ainda, habilitados para exercer actividade no INEM, corpos de bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, empresas de transportes de doentes e qualquer profissão que exija conhecimentos avançados de técnicas de socorro e emergência pré-hospitalar.

A formação estará a cargo da Femédica, empresa acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

ORLANDO CARDOSO (texto)