Politécnico de Leiria abre novo curso técnico superior profissional em Veículos Eléctricos e Híbridos

0
2282

O Politécnico de Leiria abre já no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Eléctricos e Híbridos, com o objectivo de colmatar a necessidade de técnicos qualificados nestas áreas, que têm ganho relevo com o aumento das vendas destes veículos. Este novo curso, que decorre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria), vem reforçar a oferta formativa que o Politécnico de Leiria já disponibiliza nas áreas da Engenharia e Tecnologia Automóvel.
“O novo TeSP já é agraciado com o apoio das empresas da região, que sentem a necessidade de recrutar técnicos com formação específica em electrónica e mobilidade elétrica”, destaca Paulo de Carvalho, docente de Engenharia Mecânica da ESTG/IPLeiria. “Os veículos eléctricos e híbridos são o futuro do sector automóvel, e estão em rápida expansão, pela sua flexibilidade, eficiência de utilização, fiabilidade mecânica, baixo ruído e zero emissões locais. Existe uma forte aposta dos fabricantes automóveis, com apoio dos respectivos governos e da União Europeia na mobilidade eléctrica”, defende o mesmo docente.
A formação em Veículos Elétricos e Híbridos pretende formar profissionais aptos para desempenhar as várias funções na manutenção, diagnóstico, preparação, reparação e comércio desta tipologia de veículo. O curso aborda as temáticas de electricidade e electrónica automóvel, tecnologias de baterias, sistemas de carga e de balanceamento de baterias, máquinas elétricas de tracção, sistemas eletrónicos de controlo e de segurança activa, assistência ao condutor, e segurança na manutenção e manuseamento dos sistemas eléctricos, não esquecendo a formação em motores de combustão interna, sistemas de ignição e injecção de combustível, e dos sistemas mecânicos do chassi e de segurança.
O novo TeSP do Politécnico de Leiria tem disponíveis 20 vagas, e os interessados podem encontrar mais informações e efectuar a candidatura em https://www.ipleiria.pt/cursos/course/tesp-em-veiculos-eletricos-e-hibridos/.