Centro de testes em drive thru já recebeu 161 pedidos

0
1566

Desde o dia 30 de Março, data em que entrou em funcionamento, até ao dia 5 de Abril, a Área Dedicada à Covid (ADC) fez 41 atendimentos, revelou esta quarta-feira o presidente da Câmara Municipal, durante a conferência de imprensa conjunta com o delegado de saúde de Pombal.

Vereadora Ana Cabral, presidente da Câmara, delegado de saúde e vereador Pedro Martins durante a conferência de imprensa

Para Diogo Mateus, os dados representam “um valor muito expressivo do que tem sido o cumprimento das propostas de permanência em casa, por parte dos cidadãos”. O edil pombalense acredita que se trata de “um valor bastante razoável”, não apenas perante a dimensão do concelho, mas porque aquela unidade, dedicada apenas ao atendimento de casos suspeitos de Covid-19, serve todo o concelho, o que equivale a falar de uma população de “quase 60 mil cidadãos”.

Centro de testes drive thru

O presidente da Câmara Municipal complementou o número de atendimentos na ADC, localizada num pavilhão na zona desportiva da cidade, com os do centro de testes que, desde o dia 3 deste mês, está a funcionar no Expocentro, num modelo drive thru.
Os dados avançados por Diogo Mateus apontam para a existência, desde a abertura, de 161 pedidos de análises. Destes agendamentos já foram realizados, até às 12h00 desta terça-feira, 125 testes: no dia 3 foram feitos 13, no dia 6 esse número subiu para 48 e no dia seguinte os profissionais de saúde efectuaram 44 recolhas.
Apesar de ter sido constituída no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e destinada particularmente aos concelhos localizados a Norte do distrito de Leiria, o centro de testes à Covid-19 tem recebido também agendamentos por parte de cidadãos de outros territórios, ainda que esse número não seja expressivo, revelou Diogo Mateus, o que se deve ao facto de o laboratório que procede à colheita das amostras ser um dos referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).