Partido da Terra – MPT já tem concelhia em Pombal

0
1903

Em 2015, Álvaro Lopes integrou a lista do Partido da Terra – MPT candidata pelo círculo eleitoral de Leiria às legislativas. Seguiu-se o convite para liderar a criação de uma concelhia em Pombal, que está agora a dar-se a conhecer.

“Um partido que acolhe seja quem for, desde que tenha vontade, ideias e aceite o consenso”, é assim que Álvaro Lopes entende o MPT. Um partido ecologista e humanista que tem 23 anos, mas que só agora dá os seus primeiros passos em Pombal, liderado pelo professor de Tecnologias de Informação e Comunicação, que vive na Charneca e nunca teve qualquer ligação a partidos políticos. Mas depois de analisar os valores do MPT, identificou-se e abraçou este desafio que teve como primeiro marco público ter integrado a lista às legislativas como número cinco. “Foi extremamente enriquecedor e tive conhecimento de uma realidade que eu desconhecia, tive oportunidade de conhecer pessoas com grande experiência a nível político”, recorda.
Numa altura em que é evidente um cenário de descredibilização da política e dos políticos, Álvaro Lopes acredita que o MPT pode trazer algo de diferente e cativar as pessoas para a participação. “Para nós, todas as opiniões contam, e isso pode fazer a diferença”, afirma, notando que este “não é um partido que procure problemas, mas sim soluções, e em conjunto com os outros partidos”.
A equipa, apesar de ainda não ser revelada, já tem participado em iniciativas em representação do MPT e esteve presente no Congresso Nacional realizado na Figueira da Foz. Mas também já está a trabalhar para acções próprias, estando prevista para Novembro aquela que será a primeira iniciativa oficial da concelhia de Pombal do MPT. Assim, realizarão uma sessão subordinada ao tema “associativismo como parceiro estratégico no desenvolvimento local”, aberta à população e convidando outros partidos políticos, com o propósito de debater o tema e ouvir as pessoas.
Além disso, quem queira conhecer melhor o MPT de Pombal, poderá encontrar informações no site www.mptpombal.pt, no facebook do MPT Pombal ou pelo e-mail geral@mptpombal.pt.
“O MPT vai ter candidatos”
A menos de um ano das próximas eleições autárquicas, o surgimento de um novo partido em Pombal não será deslocado dessa participação naquele que é um dos momentos mais importantes da intervenção dos cidadãos na escolha política a nível local. Álvaro Lopes garante que “o MPT vai ter candidatos” às autárquicas, desde logo à Câmara Municipal de Pombal e à Junta de Freguesia de Pombal, mas também a outras freguesias.
Estes são os grandes desafios que se colocam ao longo dos próximos meses: dar a conhecer o MPT, ouvir as pessoas e organizar os processos de candidaturas autárquicas.

Ana de Jesus

Notícia publicada na Edição n.º93, de 27 de Outubro