Casas de Ansião e Figueiró disputam prémio internacional

0
1591
Ansião House
A Ansião House é uma das candidatas ao prémio

O gabinete de arquitectura de Bruno Dias, de Ansião, tem três projectos nomeados para o conceituado prémio “Bulding of the Year 2018 Archdaily.” Um concurso considerado como os óscares da arquitectura mundial e que conta com mais de 3.500 projectos a concurso, distribuídos por 15 categorias.
Em causa estão os projectos elaborados pela equipa Bruno Dias, Humberto Lopes, Joana Zuna e Eugénia Gomes, relativos a duas habitações na vila de Ansião (Fanu House e Ansião House) e a recuperação de um antigo moinho (Moinho das Fragas), em unidade de alojamento, nas Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos.
No caso da Fanu House, o arquitecto pretendeu edificar uma casa perdida na vegetação, preservando a maior quantidade da natureza já existente. Já no caso da Ansião House, localizada no centro histórico da vila, o projecto foi idealizado no sentido de criar uma simbiose entre uma casa já existente com algum valor histórico e um novo e moderno edifício habitacional.
Os prémios “Bulding of the Year 2018” são uma iniciativa do site de arquitectura ArchDaily e contempla uma primeira fase de selecção, passando, posteriormente à votação entre 1 e 7 de Fevereiro. Os vencedores são anunciados no dia 8.

Partilhar
Artigo anteriorTertúlia distingue triunfadores
Próximo artigoIncubadora de Alvaiázere já acolheu as três primeiras empresas
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas.