Está a nascer um parque natural em pleno coração da vila do Louriçal. Este “pulmão verde” vai ocupar aproximadamente 22 mil metros quadrados, interligando o Centro Escolar e o futuro Centro Cultural, onde haverá um acesso ao parque verde, cuja obra deve arrancar no final deste ano. Estes projectos serão complementados com uma rede de percursos pedestres com uma extensão total de 25 quilómetros. Para o presidente da Junta, estes investimentos vão “potenciar a qualidade de vida na vila do Louriçal e valorizar a freguesia em termos turísticos”.


O futuro “Parque Natural Rico Sofia”, como será denominado em homenagem à família que vendeu o terreno, vai ser criado num prédio rústico “localizado numa zona estratégica da vila”, entre o Centro Escolar e o Centro Cultural do Louriçal, que foi recentemente adquirido pelo Município de Pombal, num investimento de 65 mil euros.
Com uma área total de aproximadamente 22 mil metros quadrados, este terreno é constituído por “um bosque com carvalhos e outras árvores”, que a Junta de Freguesia pretende preservar, “mantendo também as colinas e encostas”. Para este espaço está ainda prevista a “construção de um parque de estacionamento para dar apoio ao Centro Escolar, e um parque radical”, assim como a criação de alguns percursos.
Esta área ficará também preparada para acolher “uma piscina de Verão, que é uma ambição de longa data, e espaço para praticar outras actividades desportivas, como trail e corta-mato”, adiantou José Manuel Marques, sublinhando que “o terreno já está a ser limpo pelos trabalhadores da Junta”, devendo o parque natural ficar “acessível já nesta Primavera”.
No entanto, o parque radical não avança ainda. “Pretendemos fazê-lo no decorrer do próximo ano”, acrescentou o autarca, frisando que se trata de “uma obra simples que custará cerca de 50 mil euros”.

 

OBRA DO PARQUE VERDE ARRANCA NO FINAL DO ANO

O Parque Natural Rico Sofia estende-se até ao Centro Cultural, onde haverá uma ligação ao Parque Verde do Louriçal, cujo “projecto está concluído e as obras deverão iniciar até ao final deste ano”, revelou José Manuel Marques.
Esta intervenção vai ocupar uma área de quase 5.500 metros quadrados, atravessada pelo Aqueduto setecentista, onde será construído “um parque infantil e outro de merendas, assim como instalações para casas de banho”.
A criação destes dois parques vai permitir aumentar a “área pública da vila do Louriçal para cerca de 50 mil metros quadrados”, onde também está inserido o Centro Escolar e Centro Cultural. Trata-se de “quatro equipamentos públicos considerados de extrema importância para o desenvolvimento económico e a qualidade de vida da população”.

 

NOVAS ROTAS DE PERCURSOS PEDESTRES

Paralelamente, a Junta de Freguesia do Louriçal tem “intenção avançar com uma rede percursos pedestres com uma extensão total de 25 quilómetros”, divididos por “três pequenas rotas” a “implementar a curto prazo”.
“O objectivo é limpar, marcar e homologar três percursos pedestres”, afirmou José Manuel Marques, referindo que está prevista “a alteração/ redefinição de dois caminhos já existentes (Rota dos Dois Temperos e Rota dos Arrozais) e a criação da Rota dos Mosteiros, que visa ligar o Mosteiro do Santíssimo Sacramento ao Mosteiro de Santa Maria de Seiça”, situado em Paião, concelho da Figueira da Foz.
A implementação dos “percursos pedestres faz parte de um projecto mais abrangente, que foi objecto uma candidatura apresentada ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 – Renovação de Aldeias”, sublinhou o presidente da Junta do Louriçal. Com um investimento total previsto de cerca de 51 mil euros, este projecto visa a “preservação, conservação e valorização do património de interesse colectivo existente na freguesia”, disse, adiantando que “a obra arranca assim que a candidatura seja aprovada”.
Para além dos percursos pedestres, a Junta do Louriçal pretende “elaborar um filme promocional sobre o património imaterial e material”, mas também renovar o website, instalar um outdoor informativo e adquirir serviços de criatividade e design gráfico para uma nova imagem de marca da freguesia.
Todas estas iniciativas têm como finalidade “potenciar a qualidade de vida na vila do Louriçal e valorizar a freguesia em termos turísticos”, mostrando aos visitantes a diversidade de ofertas, onde se incluem os passeios pedestres, a participação nas celebrações religiosas, visitas ao Convento e ao Museu, a gastronomia e a aquisição dos Biscoitos do Louriçal e da doçaria conventual.