Restaurante Vintage traz Diploma de Ouro para Pombal

0
708

Imagine uma ementa com um folhadinho de queijo de cabra com figo, para abrir o apetite, uma dourada com arroz de berbigão e esparregado para degustar com tempo e uma Brisa do Liz para finalizar com um toque de doçura. Tudo isto acompanhado de uma selecção dos vinhos do Tejo que oferecem a melhor harmonização a cada um destes pratos.
Foi com este cardápio, idealizado e confeccionado pela chef Margarida Tomás, que o restaurante Vintage conquistou o Diploma de Ouro no Tejo Gourmet, o Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, realizado bienalmente, e onde participa há vários anos, sempre com destaque.

Folhado de queijo de cabra com figo harmonizado com Serradayres Fernão Pires/Souvignon Blanc Reserva Branco 2022

 

Dourada com arroz de berbigão e esparregado acompanhado de um Quinta de São João Batista Grande Reserva Branco 2020

Os prémios foram entregues no dia 21 de Julho, na Gala Vinhos do Tejo, perante uma imensa moldura humana composta por cerca de 400 pessoas, que se deslocaram à ODE Winery, em Vila Chã de Ourique (Cartaxo), para assistir também às distinções atribuídas no XIV Concurso Vinhos do Tejo, entre outras.
O certame, organizado conjuntamente pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, contou, este ano, com a adesão de 63 restaurantes de todo o país, dos quais 29 fizeram a sua estreia nesta edição.
Há vários anos que o restaurante Vintage é um dos embaixadores gastronómicos do concelho, com inúmeras distinções no portefólio, que traduzem a excelência do trabalho da equipa gerida pela chef Margarida Tomás.
Sentada numa das mesas da sala do restaurante, já após o bulício da hora de almoço, Margarida Tomás fala sobre a importância desta participação com a humildade que lhe é característica. E ainda que não seja a primeira vez que se destaca no concurso [em 2022, por exemplo, recebeu o Diploma de Prata], faz sempre questão de partilhar o sucesso com “toda a equipa”, mas também com os clientes, “porque sem eles nada disto era possível”.
Por outro lado, o menu apresentado a concurso foi avaliado por um conjunto de profissionais conceituados, que se deslocaram ao restaurante para esse efeito, o que, nas palavras de Margarida Tomás, é “prestigiante” e sinónimo de “reconhecimento”.
Há muito que o restaurante Vintage dispensa apresentações. Aberto desde 2010, o espaço, localizado no centro da cidade, apresenta-se de forma discreta pelo exterior. É lá dentro que surpreende: cada cliente é recebido com simpatia e profissionalismo, num ambiente que reúne sofisticação e conforto. A cozinha é de base tradicional, com afinação trabalhada ao mais ínfimo pormenor, seja nas diárias ou em qualquer uma das opções da carta, onde o cabrito assado no forno, o polvo à lagareiro ou o risoto de camarão são algumas das estrelas do cardápio. Tudo isto, complementado com uma rigorosa selecção dos melhores vinhos, entre eles, os do Tejo.