Fixação de empresas é prioridade para Pedro Pimpão

0
1428

Pedro Pimpão esteve reunido com João Matias, presidente da direcção da Associação dos Industriais do Concelho de Pombal (AICP), esta segunda-feira. Segundo comunicado enviado à imprensa, “uma das principais questões abordadas prendeu-se com a necessidade de dinamizar” o Parque Industrial Manuel da Mota (PIMM), “destacando-se o investimento superior a 1,5 milhões de euros na requalificação dos parques industriais do concelho e na criação de um novo na freguesia do Louriçal, anunciados pelo Município de Pombal”. Quanto ao PIMM, a obra de requalificação já está adjudicada e “orçada em mais de 350 mil euros, sendo esta verba apoiada com financiamentos comunitários”.

No que diz respeito à actividade da AICP, o comunicado frisa “o apoio à indústria, a consultoria nas áreas de gestão, logística, internacionalização, qualidade e ambiente”, bem como o trabalho levado a cabo no Centro de Qualificação e Ensino Profissional. Relativamente ao futuro, “a aposta vai passar pelo empreendedorismo e pela inovação, existindo um projecto comum” com a Câmara no sentido de avançar com a construção de uma “incubadora de empresas”. O objectivo será apoiar a “preparação dos respectivos planos de negócios”, oferecendo suporte logístico e administrativo às novas entidades empresariais. A internacionalização assume-se como outra prioridade, tirando partido dos sectores estratégicos “mais importantes para o nosso tecido empresarial, como é o caso da metalomecânica e da química”.

Entre outras medidas, será realizado um inquérito às empresas, “sendo que as principais sugestões de melhoria encontram-se ao nível da sinalização e da rede de comunicações, assim como na necessidade de serem reduzidos os custos de energia e a diminuição da ocorrência de microcortes no fornecimento de energia eléctrica”. Pedro Pimpão assumiu o compromisso de “continuar a lutar pela fixação de empresas e novas unidades industriais” no concelho, em prol da dinamização da economia e da criação de postos de trabalho.