A partir desta quinta-feira (28) e até domingo, a Ilha é a anfitriã de mais um certame gastronómico.
As Tasquinhas da Ilha, dinamizadas pelas associações locais, são a principal atracção do certame, mas há também música para ouvir e dançar e expositores de artesanato da região, com destaque para a presença da Cooperativa de Cestinhos da Ilha, em representação da arte do bracejo, hoje em dia uma marca identitária do território.
Nas Tasquinhas da Ilha, os pratos servidos à mesa carregam o sabor dos tempos antigos, temperados com as memórias das gentes da terra. De 28 a 31 de Agosto, a freguesia volta a abrir as portas aos sabores de sempre, mostrando que a gastronomia é muito mais do que a arte de bem comer: é identidade, é pertença, é a alma de um povo.
Torresmos, sopa de vaca, carneiro, galo caseiro e fressura são algumas das iguarias que os visitantes podem saborear, confeccionadas e servidas por voluntários que dão o melhor de si nas quatro associações ali representadas.
Para saber de antemão o que pode comer por lá, consulte aqui as ementas disponíveis em cada tasquinha. O difícil vai ser mesmo escolher.
Rancho Etno-Popular da Ilha
Torresmos e muito mais
Na tasquinha do Rancho Etno-Popular da Ilha, os torresmos são uma das principais estrelas do cardápio, mas há muitas outras opções na ementa, para quem gosta de comer bem. A colectividade presidida por Graciete Carreira vai disponibilizar petiscos e entradas, desde os afamados torresmos da Ilha, à chouriça típica, sem esquecer a morcela e os ossos de porco.
Para os que ali querem fazer uma refeição completa, os pratos principais incluem a sopa de vaca, para começar, mas também o carneiro em branco à moda da Ilha, o bacalhau grelhado com migas, o galo estufado e os grelhados mistos
Grupo Desportivo da Ilha
GDI ‘vai à bola’ com vários pratos tradicionais
Na tasquinha do Grupo Desportivo da Ilha (GDI), a sopa de vaca, o carneiro (estufado e em branco) e os grelhados mistos são os pratos que acompanham a ementa em todos os dias do evento. A estes juntam-se, depois, o bacalhau assado com migas (quinta-feira e sábado ao jantar), o arroz de cabidela no dia da abertura e o frango na púcara ao jantar de sexta e de sábado e nas duas refeições de domingo. Há também feijoada no sábado ao almoço e bacalhau dourado à GDI, no domingo, também ao almoço, dia em que os adeptos da tradicional fressura podem fazer o gosto ao paladar. Mas nem só de carne se compõe a ementa do GDI. Na época da sardinha assada, ela também não vai faltar no cardápio. É servida com pimentos no sábado, ao almoço. Os preços variam entre os 12 e os 15 euros. A sopa de vaca custa três euros e as sobremesas também.
Centro Social da Ilha – Obra da Sagrada Família
Sopa de vaca, bacalhau e borrego apoiam causas sociais
Na instituição presidida por Dora Sofia Rodrigues, o cardápio aposta na tradicional sopa de vaca (quinta e sexta ao jantar), no bacalhau “À Sagrada Família” (servido todos os dias) e no carneiro estufado e em branco (disponíveis de quinta a domingo ao almoço). Mas não só. Na tasquinha do Centro Social e Paroquial da Ilha – Obra da Sagrada Família, há carne de porco à alentejana em todas as refeições e bitoque na quinta e no domingo ao jantar. O frango de churrasco chega à mesa na sexta-feira, ao jantar.
À semelhança de outras tasquinhas, os preços variam entre os 12 e os 15 euros para os pratos principais e as sobremesas custam três euros.
Associação Banda Filarmónica Ilhense
Música ‘embala’ iguarias bem conhecidas e há prato vegetariano
Na Associação Banda Filarmónica Ilhense, os pratos chegam à mesa embalados pela música. A sopa de vaca, o Bacalhau à Filarmónica, o carneiro estufado, o carneiro em branco e o cozido à portuguesa são as estrelas do cardápio e estão disponíveis de quinta a domingo. Para quem não é apreciador destes sabores, pode optar pelos grelhados mistos. Numa ementa onde a carne é o ingrediente principal, há também espaço para a sardinhada assada, que vai ser servida no sábado, ao almoço. A pensar no público vegetariano, a tasquinha da banda dispõe de um prato para os que seguem este regime alimentar.
*Ementas publicadas na edição impressa de 21 de Agosto
APOIE A IMPRENSA REGIONAL
Seja assinante do POMBAL JORNAL (edição impressa ou digital)
Mais informações → [email protected]









































