A 30.ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal decorre já a partir desta sexta-feira, 26, e prolonga-se até domingo. A inauguração conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
No ano em que celebra 30 anos, o certame, que se realiza no Expocentro, promete voltar a ser uma celebração da arte e do saber-fazer tradicional, com a participação de cerca de 180 artesãos e expositores de diversas regiões do país.
Organizada pelo Município de Pombal em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom), a feira tem como principal objectivo “promover e valorizar o artesanato nacional, colocando em evidência a riqueza e a diversidade das artes tradicionais portuguesas”, refere a autarquia numa nota enviada à imprensa.
Tasquinhas de todo o concelho
Além da exposição de artesanato, o evento oferece um programa diversificado de animação cultural. As tradicionais tasquinhas, dinamizadas por associações (cujas ementas podem ser consultadas nas páginas centrais) de vários pontos do concelho, convidam os visitantes a saborear o que de melhor se confecciona no território. No campo da gastronomia, o evento conta também com sessões de showcooking, dinamizadas pelo Chef Flávio Silva, natural de Pombal, em conjunto com outros profissionais. Uma oportunidade para os visitantes experimentarem receitas da cozinha tradicional e aprenderem mais sobre a cozinha regional. A Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas destaca-se ainda pelas actividades paralelas, como o atelier “Brincar ao Património“, do Serviço Educativo do Museu Municipal de Pombal, direccionado para crianças dos 5 aos 12 anos, e a exposição “Património Arquitectónico na Arte Popular Portuguesa”.


Némanus e Quim Barreiros
O certame é também palco para grandes nomes da música, com destaque para as actuações, no sábado, do grupo Némanus (22h00) e no domingo de Quim Barreiros, que actua às 18h00. À semelhança de anos anteriores, o município disponibiliza, gratuitamente, transportes públicos (Pombus) entre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Expocentro.

[notícia desenvolvida na edição impressa]










































