Igreja do Convento do Louriçal vai ser reabilitada

0
1994

A Igreja do Convento do Louriçal vai ser alvo de obras de conservação e restauro com um custo estimado superior a 120 mil euros. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Pombal lançou concurso para a empreitada, que terá um prazo de execução de cerca de um ano.
O presidente da Câmara Municipal de Pombal informou, na última reunião de executivo, que determinou a abertura do concurso para a reabilitação da Igreja do Santíssimo Sacramento, no Louriçal, cujo projecto foi realizado em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Centro.


Diogo Mateus disse ainda que já articulou com as irmãs do Convento do Louriçal os termos de encerramento das celebrações religiosas, com as respectivas autorizações, “durante cerca de um ano, que é o tempo necessário para fazer todo o restauro”.
O projecto de conservação e restauro da Igreja do Santíssimo Sacramento prevê a substituição da cobertura em telha cerâmica e o revestimento de paredes e tectos, bem como a impermeabilização e isolamento do pavimento na cobertura do campanário, a recuperação do relógio mecânico e a conservação e restauro de elementos pétreos da torre sineira.
A obra tem um custo previsto superior a 120 mil euros e será financiada por fundos comunitários, adiantou o autarca, estimando que “o valor da comparticipação pública não comunitária ande entre 20 mil e 25 mil euros”. Ora, tendo em conta que o Convento do Louriçal “é património nacional”, o edil já endereçou ao “Ministério da Cultura e Direcção Geral do Património um pedido de comparticipação do montante que não é financiado por fundos comunitários, de modo a que haja da parte pública algum tipo de expressão financeira para a preservação” da Igreja do Santíssimo Sacramento.