O Município de Pombal foi distinguido com o Prémio Geoconservação 2025, atribuído pelo júri do Grupo Português da ProGEO, pela candidatura «Do Jurássico à Comunidade: Dinossáurios e Geoconservação em Pombal».
A distinção foi dada a conhecer na primeira reunião camarária do ano, onde o presidente do município, Pedro Pimpão, sublinhou que o prémio “reconhece o trabalho desenvolvido ao nível dos achados paleontológicos no concelho, bem como o envolvimento continuado das equipas técnicas e científicas associadas ao projecto”.
Segundo o autarca, os trabalhos têm contado com a colaboração de paleontólogos portugueses e espanhóis, que se encontram a estudar e a preparar peças provenientes da zona de Monte Agudo, um local discreto, mas de elevado valor científico. “Esse trabalho deve ser reconhecido”, afirmou, acrescentando que está prevista, ainda no primeiro semestre de 2026, uma exposição pública para dar a conhecer à comunidade as mais-valias técnicas e científicas resultantes destas investigações.
*Notícia publicada na edição impressa de 15 de Janeiro









































