Redinha e Abiul na rota do festival itinerante “Descobre o Teu Interior”

0
1301

As freguesias de Abiul e Redinha fazem parte da rota do primeiro festival itinerante pelo interior do país, que iniciou a 31 de Março e termina a 24 de Abril. No concelho de Pombal, haverá um passeio, conversas, música, gastronomia e um workshop que promovem a identidade local em dois dias repletos de actividades.
O festival “Descobre o Teu Interior” convida a embarcar numa viagem de 14 dias que passa por sete concelhos do interior de Portugal, nos quais é possível participar em mais de 70 iniciativas culturais únicas e intimamente ligadas à identidade de cada território.
Em Pombal, o festival tem paragem na “parte interior do nosso concelho, nomeadamente nas freguesias de Redinha e Abiul”, com um programa que se estende ao longo dos dias 20 e 21 de Abril, destacou o presidente da Câmara Municipal.
Vários espaços destas freguesias são transformados em palcos artísticos, que acolhem actividades “onde vamos associar o conhecimento etnográfico, cultural e gastronómico do nosso território”, adiantou Pedro Pimpão.
A viagem pelo concelho de Pombal começa, às 15h00 desta quarta-feira (dia 20), com um passeio que parte dos Poios, onde é possível ver a arquitectura desta aldeia de calcário, e segue em direcção ao Vale do Poio Novo, para mostrar “uma das mais belas manifestações da paisagem cársica”. O percurso tem uma extensão aproximada de oito quilómetros e a duração máxima de duas horas.
O programa inclui ainda duas conversas para reflectir sobre o interior. A primeira (quarta-feira às 17h00) acontece na Capela Nossa Senhora da Estrela, nos Poios, onde se vai falar sobre os imigrantes e o futuro do interior. A segunda (quinta-feira, às 11h30) decorre no Núcleo Museológico e Etnográfico do Rancho Folclórico da Redinha e vai debruçar-se sobre a imagem do interior no exterior de Portugal.
À boleia deste festival, os participantes poderão também assistir a um concerto da banda Issa Bella na Praça de Touros de Abiul (quarta-feira, às 19h00) e outro do artista Tó Trips, que sobe ao palco da Casa Varela (quarta-feira, às 22h00).
A gastronomia local celebra-se com um jantar servido, na quarta-feira, às 20h00, na sede da Associação de Amigos da Aldeia do Vale.
O desafio para descobrir o interior abrange também um workshop dedicado ao ofício de calceteiro (quinta-feira, às 10h30, no centro de Abiul), com um calceteiro local a ensinar a fazer as formas e a montar calçada portuguesa.
Do cartaz faz ainda parte o Filme Terra Ardida, que retrata os grandes incêndios de 2017, e a sessão de filmes “Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, os quais poderão ser visionados apenas online na quarta-feira às 21h00 e quinta-feira às 13h00, respectivamente.
De salientar que a programação do festival “Descobre o Teu Interior”, que marca o início das comemorações do 25 de Abril no concelho de Pombal, “é um dos primeiros festivais itinerantes do nosso país”, que “passa por vários concelhos de Portugal” e tem “diversas paragens no nosso território”, salientou Pedro Pimpão, considerando que se trata de “um evento muito especial”.

Carina Gonçalves | Jornalista