Foi lançada a primeira pedra da ampliação do Centro de Saúde de Pombal

0
642

Foi lançada, na tarde do passado dia 25 de Julho, a primeira pedra da obra de remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Pombal, numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades e que assinala o arranque de um investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Autarcas, profissionais de saúde e responsáveis da obra presentes na cerimónia

Para o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, representa “o início de uma nova fase na forma como cuidamos da saúde da nossa comunidade”.
O autarca sublinhou que esta intervenção se enquadra num plano global de mais de 10 milhões de euros de investimento em saúde no concelho, que envolve ainda três outras grandes obras: a nova Unidade de Saúde do Vale do Arunca (que servirá Pelariga, Redinha e Almagreira), a Unidade de Saúde de ALITÉM (para Santiago de Litém, São Simão e Albergaria dos Doze) e a nova Unidade de Saúde da Senhora da Conceição (para Meirinhas, Carnide e Vermoil).
“Estes projectos não são promessas. São realidade. Estão adjudicados, financiados e em curso”, afirmou Pedro Pimpão, referindo a colaboração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e da Comunidade Intermunicipal como fundamentais para a concretização destas intervenções.
Durante o discurso, o presidente enumerou as razões que justificam a ampliação do centro de saúde da cidade, referindo que a actual infra-estrutura “já não oferece condições adequadas para acolher as duas Unidades de Saúde Familiar (USF São Martinho e USF Marquês), a Unidade de Saúde Pública, a Unidade de Cuidados na Comunidade, a URAP e o Centro de Respostas Integradas”.
Além disso, frisou a necessidade de criar novos espaços para novas valências, como gabinetes de psicologia, saúde oral, pé-diabético, saúde ambiental e consultas em isolamento. “Faz sentido concentrar os serviços num só edifício, moderno, acessível, sustentável e funcional”, defendeu.
O autarca destacou, ainda, a chegada de sete novos médicos de Medicina Geral e Familiar ao concelho, o que, segundo disse, “enche de esperança milhares de pombalenses”. Esta conquista permitirá que “mais de 10 mil utentes que não tinham médico de família passem a ter esse direito garantido”.
“Não podíamos deixar de agradecer à Unidade Local de Saúde todo o empenho e dedicação na cobertura integral de médicos de família e, claro, aos profissionais que escolheram Pombal para viver e trabalhar”, acrescentou o presidente. Ainda assim, deixou claro que “enquanto houver um só pombalense sem médico de família, o nosso trabalho não está terminado.”
O presidente destacou ainda que já se encontra em funcionamento, no Centro de Saúde de Pombal, o Serviço de Atendimento Complementar, disponível aos fins-de-semana e feriados, para responder a situações clínicas urgentes que não exijam deslocação hospitalar.


*Artigo publicado na edição impressa de 7 de Agosto