DA ILUSTRE TERRA DO MARQUÊS | Extremismos

0
935

Os prezados leitores que têm a paciência de ler as minhas crónicas, já concluíram que a minha postura política se carateriza pela moderação. Ainda recentemente, no último PombalJornal publicado antes das eleições legislativas, escrevi: “Um emagrecimento dos extremos (à direita e à esquerda) e uma votação equilibrada ao centro, obrigará os dois maiores partidos (PSD e PS) a governar para bem do País e do seu futuro”. E referia o exemplo dos países mais desenvolvidos da Europa, em que se destaca a Alemanha, onde os dois maiores partidos, com posições e importância semelhantes aos atrás referidos, formaram uma coligação que tem governado aquele país.
Estou convicto de que a solução governativa engendrada por Costa em 2015 não foi benéfica para os interesses do País. A realidade irá demonstrá-lo nos próximos anos. A coligação à esquerda obrigou o PS, partido até aqui moderado, a fazer cedências que hipotecaram o futuro do País. A mais grave foi a redução do tempo de trabalho da função pública e do setor empresarial do Estado para 35 horas, o que prejudicou todos os serviços, mas especialmente, no setor da saúde os hospitais públicos, que trabalham em contínuo 24 horas (3 turnos de 8 horas). Ou seja, além do aumento de custos (trabalha-se menos e ganha-se mais), é preciso mais gente, ao contrário do que então se afirmou. E, não menos importante, o aumento da despesa corrente, em detrimento dos investimentos, vivendo o presente, mas não preparando o futuro.
As consequências já estão à vista, com os problemas existentes no setor da saúde, com urgências e blocos operatórios fechados ou centralizados nas férias, adiamento de consultas e de muitos atos médicos. Mas, curiosamente, as listas de espera dos hospitais públicos que antes da “geringonça” eram largamente publicitados, deixou de se falar nelas, dado o controlo dos órgãos de comunicação que é exercido pelo poder vigente. Só que a realidade não se controla, mas constata-se, vai-se sabendo e, a prazo, é como “tapar o sol com uma peneira”.
Em 7 de outubro, o País acordou espantado, porque foi eleito para a Assembleia da República, um deputado de um partido da extrema direita. Curiosamente, na legislatura anterior, a extrema esquerda tinha 36 deputados e ninguém se escandalizou. Nesta altura, o prezado leitor, de forma atenta e descontraída, dirá que não é a mesma coisa. Que a extrema esquerda é melhor que a extrema direita. Mas, a realidade histórica vivida no século XX não o comprova.
Poderia tentar fazer um resumo dos programas dos partidos extremistas, quer à direita quer à esquerda, mas isso seria fastidioso. Os partidos da extrema-direita (ex. CHEGA) fazem a apologia das ditaduras de direita que conduziram ao nazismo. Do mesmo modo, os partidos da extrema-esquerda (ex: PCP e BE), têm como objetivo a instalação de ditaduras de esquerda que conduziram ao comunismo.
Mas, prefiro transcrever a opinião da União Europeia (UE), emitida no passado mês de setembro, mas divulgada apenas em outubro, curiosamente já depois das eleições: “ A UE colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de o Parlamento Europeu (535 votos a favor, 66 contra e 52 abstenções) ter aprovado, em setembro, uma resolução que condena os dois regimes ditatoriais”, dado que ambos os regimes cometeram “genocídios e deportações e foram a causa da perda de vidas humanas e liberdades, em escala até agora nunca vista na História da Humanidade”. Um jornalista polaco concluiu que o poder destrutivo de Estaline (autor da frase “a morte de uma pessoa é uma tragédia, um milhão de mortes é estatística”) era muito superior ao de Hitler, porque a destruição levada a cabo por Hitler não durou mais de 6 anos, enquanto que o terror de Estaline começou na década de 1920 e prolongou-se até 1953”. Segundo um grupo de historiadores dirigidos pelo francês Stéphane Courtois (autores de “O Livro Negro do Comunismo”), o comunismo é responsável por 100 milhões de mortes e o nazismo por 40 milhões, “tornando o comunismo a ideologia mais assassina da história humana”.
Caro Leitor: se tivesse que emigrar e lhe dessem a escolher o país para viver e trabalhar, qual seria a sua escolha? França ou Alemanha? Rússia ou China? EUA ou Canadá? Venezuela ou Coreia do Norte? Suécia ou Dinamarca? Na resposta está implícita a utilização de critérios objetivos, dentre os quais destaco: liberdades, nível de vida, tolerância, realização pessoal e profissional, segurança, felicidade…
PS: Esta crónica foi enviada para o jornal em 16/11/2019, mas por razões de oportunidade dos temas, só agora decidi a sua publicação. E, curiosamente, pode servir de resposta à prosa do meu amigo A.Araújo, publicada na página 24 do jornal de 5/12/2019. Acrescento ainda o seguinte: quais os países onde é maior o aparecimento de grandes fortunas privadas? China e Rússia, países comunistas. Quem são os donos de muitos clubes de futebol europeus, onde são injetados muitos milhões de euros? Especialmente russos. Então o socialismo / comunismo, virou mesmo capitalismo? E o que sucedeu, nesses países, ao proletariado, à tão instrumentalizada classe operária? Na China têm 10 dias de férias por ano! Notícia recente: cartel de bancos que acertava condições comerciais com base em troca de informações, viu aplicada pela Autoridade da Concorrência uma coima de 225 milhões €. À CGD, que liderava o grupo, foi aplicada a maior coima (82 milhões €). A.A. diz que há “os protegidos e os protetores” (?). E a nós quem nos protege?!

Manuel Duarte Domingues
manuel.duarte.domingues@gmail.com

*Artigo de opinião publicado na edição impressa de 23 de Janeiro

Partilhar
Artigo anteriorHIC ET NUNC | A importância do CDS no sistema político nacional e na sociedade portuguesa
Próximo artigoTio Jel vai ser Rei do Carnaval em Figueiró dos Vinhos
Natural de Viuveiro, Vila Cã, Pombal (1948), residente em Pombal. Licenciado em Controlo de Gestão pelo Instituto Superior de Contab. e Administ. de Coimbra. Contabilista e Consultor de Empresas desde 1977. Revisor Oficial de Contas desde 1993 (de Empresas públicas e privadas, cooperativas, autarquias, etc.). Fiscal Único no âmbito do Ministério da Saúde de diversos Hospitais EPE, desde 2002. Presidente do Conselho Fiscal da Vista Alegre Atlantis, SGPS, SA. Ex-Professor do Ensino Secundário (EICPombal) e do Ensino Superior (ISCAC e ISLA). Serviço público prestado: Oficial Miliciano de Administração Militar, Membro da Assembleia Municipal de Pombal e Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Cã. Cargos exercidos em associações: Vice-Presidente da Direção da A H B V Pombal; Presidente do Conselho Fiscal de: AICP–Assoc.Indust.Conc.Pombal; da Santa Casa da Misericórdia de Pombal; e do Sporting Clube de Pombal. Presidente e Membro da Comissão Revisora de Contas da Fundação Rotária Portuguesa. Cargo atual: Presidente do Conselho Fiscal da A. H. dos Bombeiros Voluntários de Pombal, desde 2005. Livros publicados: “DA ILUSTRE TERRA DO MARQUÊS…” – 1º Volume (2011, 2ª edição 2013); 2º Volume (2016), reunindo crónicas publicadas em jornais e revistas e outros escritos, destinando-se o produto da venda, integralmente, a Instituições de Solidariedade Social.