Santiago da Guarda veste-se a rigor para reviver período romano

0
985

É num ambiente que remete para as vivências da época que Santiago da Guarda abre as portas a mais uma edição do Forum Romano. O evento, organizado pelo Município de Ansião, convida os visitantes a embrenharem-se num programa onde os costumes, os trajes e a gastronomia são o fio condutor de dois dias de festejos que têm como epicentro o Complexo Monumental.

Junto ao monumento nacional, que será também palco de visitas gratuitas durante o fim-de-semana, há teatro, dança, acrobacias, artes circenses, jogos, música, seminários, mercado e muito mais.
Para o presidente da Junta, o evento representa uma oportunidade de trazer “milhares de visitantes” ao centro da freguesia, à boleia do Complexo Monumental, “ e que de outra forma não viriam cá”, nomeadamente os que vêm de fora do perímetro do concelho.
A par do muito que há para ver e ouvir, David Rodrigues destaca as tabernas romanas, um pretexto para que muitos sócios, amigos e populações das colectividades anfitriãs façam questão de marcar presença no forum. Uma dinâmica associativa a que se junta a envolvência das próprias Juntas de Freguesia, fazendo do evento um ponto de encontro de gentes de todo o concelho.
“Este e outros eventos que se possam realizar na freguesia serão sempre muito importantes para a divulgação e aproveitamento das potencialidades desta terra plantada em pleno maciço da Serra de Sicó”, nota o autarca, eleito nas listas do PSD.

[notícia desenvolvida na edição impressa de 5 de Setembro]

As tabernas serão dinamizadas pelo Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, ALN – Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos, Associação Os Moscardos e a Associação Cultural e Recreativa de Promoção Social de Lagoa Parada.

 

ROTEIRO PELA FREGUESIA
A freguesia tem uma grande e rica variedade de património, com destaque para o Complexo Monumental, mas também para os moinhos de vento recuperados em Outeiro e Melriça e capela da Sra. da Orada, a mais antiga da freguesia e do concelho. No património natural, não passam despercebidas as manchas de carvalho cerquinho e de medronheiro, assim como os trilhos pedestres ou as vistas proporcionadas pelos vários miradouros, de onde se podem vislumbrar as planícies da Várzea e os territórios de Sicó. Os adeptos da boa gastronomia têm também na freguesia um bom aliado. Do queijo Rabaçal ao cabrito e borrego de Sicó, passando pelo mel, vinho, azeite ou doçaria tradicional, são muitos os sabores (e sabores) que o território tem para oferecer a quem o visita.