A Câmara de Pombal vai avançar com obras de requalificação na zona envolvente da Ermida da Nossa Senhora da Guia, na vila da Guia, num investimento próximo dos 290 mil euros. O objectivo é dar dignidade ao imóvel, datado do século XVII e classificado de Interesse Público.
A empreitada, adjudicada em reunião do executivo municipal, vai abranger uma área de cerca de 830 metros quadrados e que apresenta problemas ao nível do estacionamento abusivo e uso indevido por parte de proprietários dos edifícios adjacentes, devido à acumulação de lixos. As obras incluem a pavimentação, melhorias nas acessibilidades e condições básicas de segurança.
Segundo a autarquia, os trabalhos municipais terão início após a realização de obras de recuperação do edifício da ermida, nomeadamente no telhado e cobertura. Esta intervenção, da responsabilidade da Fábrica da Igreja da Guia, está orçada em cerca de 170 mil euros e conta também com apoio da Câmara.
Datada de 1678, a Ermida de Nossa Senhora da Guia foi alvo, ao longo dos anos, de várias intervenções de conservação, ampliação e beneficiação. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, destaca a importância destas intervenções para garantir a “preservação da memória e identidade da região. “Um imóvel religioso é muitas vezes o testemunho de séculos de história, de tradições e de crenças”, afirmou o autarca, sublinhando ainda o contributo do investimento na “valorização turística e religiosa do território”.
“Locais bem conservados e atractivos tornam-se pólos de atracção para visitantes, tantos nacionais como internacionais”, mas também “pontos de encontro, de convívio e de eventos culturais, fortalecendo a coesão social”, contextualiza Pedro Pimpão. “Ao investirmos nestes pilares do nosso passado, estamos, na verdade, a construir um futuro mais rico e próspero para todos”, conclui o autarca.
*Notícia publicada na edição impressa de 5 de Junho