A equipa desportiva Vilaventura entregou, no dia 12 deste mês, um donativo de 300 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal (AHBVP), resultado das doações dos participantes durante a última edição do Raid BTT, que juntou cerca de 400 atletas e mais de 50 acompanhantes em Vila Cã. Para valorizar o trabalho dos bombeiros, foi também criada animação ao longo do percurso que destacava e valorizava o papel dos soldados da paz.

Esta é a segunda vez que a equipa de Vila Cã entrega um donativo à instituição, incluindo-se aqui o apoio angariado na 2ª Edição do Trail Trilhos da Sicó, realizado em parceria com as freguesias de Abiul e Vila Cã, adiantou Nuno Carvalho, presidente do Vilaventura.
Raid BTT de 2025 “foi a melhor edição de sempre”
A 21.ª edição do Raid BTT, a prova mais emblemática do calendário da equipa, decorreu no dia 19 de Outubro e esteve integrada no Troféu Ribatejo Norte. “Foi a melhor edição de sempre”, sublinha Nuno Carvalho, em jeito de balanço. “A selecção de trilhos, limpeza e marcações foram bastante apreciadas”, destaca o dirigente.
A estes factores de sucesso juntam-se o “percurso de excelência”, a “animação criada com vários cenários”, que “despertou muitos sorrisos nos atletas”, assim como os reforços alimentares, que mereceram avaliação “cinco estrelas”, acrescentou o dirigente.
A organização contou com aproximadamente 100 voluntários, distribuídos por diversas áreas, garantindo um evento “quase ausente de falhas”, nota o mesmo responsável. “Todo este sucesso foi conseguido por uma equipa de trabalho unida e coesa que trabalhou durante vários meses para conseguir alcançar o sucesso”, vinca o dirigente associativo, realçando aqui também o apoio de várias entidades: Juntas de Freguesia de Vila Cã e de Pombal, Município, Centro Cultural e Recreativo de Vila Cã e todos os patrocinadores, “imprescindíveis para realizar um evento de tão alta qualidade”, diz.
“Quero deixar aqui um agradecimento a todos que fazem parte desta equipa fantástica, onde a união e a boa-disposição são as palavras-chave do sucesso desta família Vilaventura”, afirma Nuno Carvalho, com natural orgulho.
Sobre o trabalho do Vilaventura, quer no BTT quer no Trail, o presidente destaca o crescimento ao longo dos anos, “em número e qualidade”. A equipa de Trail conta actualmente com 45 atletas, 40 deles federados, e a de BTT com 25, incluindo 20 federados. “Estamos a reforçar a equipa e perspectivamos a entrada de mais atletas de elevada qualidade”, revela Nuno Carvalho.
Depois do Raid BTT, a equipa prepara já novas iniciativas, nomeadamente o segundo aniversário das 4ªs Feiras Loucas, onde o desporto se alia, uma vez mais, às boas causas sociais.
*Notícia publicada na edição impressa de 20 de Novembro









































