Na sua última sessão solene de abertura do Bodo de Abiul, enquanto presidente de Junta, devido à limitação de mandatos, Sandra Barros afirmou que a festa “é a afirmação da nossa identidade, da nossa cultura, da nossa tradição e da nossa fé”. Lembrando que o Bodo é tempo de reencontros e de devoção, a autarca antecipou aquilo que aconteceu nos últimos dias, com uma forte adesão popular que encheu de gente o centro de Abiul. Sandra Barros agradeceu às colectividades da freguesia e aos colaboradores da junta pelo empenho demonstrado para que as festas fossem um sucesso. Emocionada, a autarca fez o balanço de doze anos à frente da junta, referindo que “foram anos de desafios, de conquistas, de proximidade, de decisões difíceis, mas sempre com o objectivo do bem-estar da nossa terra e das nossas gentes”.
Aludindo a investimentos recentes, Sandra Barros agradeceu ao Município de Pombal mas, apesar de estar em fim de mandato, também referiu alguns projectos que gostaria de ver concretizados. Desde logo, a requalificação da Praça de Touros, “inadiável face ao estado de degradação que o espaço apresenta” ou a ampliação do cemitério. Houve ainda tempo para apresentar uma nova carrinha de caixa aberta adquirida pela Junta de Freguesia.
Pedro Pimpão deixou palavras de apreço para com a presidente de junta e referiu que Abiul está mais atractivo agora do que no início do mandato. O edil falou sobre projectos para aquela região do concelho, afirmando que está a ser feito o levantamento topográfico para a concretização de um parque empresarial entre as freguesias de Abiul e Vila Cã e que o Município continuará a reivindicar a requalificação do IC8.
Pedro Pimpão falou também sobre a Praça de Touros, dizendo que “quer se goste ou não de tauromaquia, aquilo é um monumento histórico, um ícone cultural da freguesia de Abiul” e deve ser preservado. O autarca assumiu o compromisso de, a curto ou médio prazo, poder ser feita uma intervenção no edifício, afirmando que “estamos a trabalhar” para que a praça sofra obras de requalificação.
Apesar de já ter tido cinco dias de festa, a programação do Bodo de Abiul ainda não terminou, englobando ainda, no próximo domingo, dia 10, um passeio de motorizadas e, no dia 14, a tradicional corrida de touros dedicada aos emigrantes e um baile com Pedro Nobre.