COVID-19 | Concelho tem dois dias para sair do risco muito elevado

0
1464

O concelho de Pombal tem dois dias para sair do nível de risco muito elevado. O apelo à população para que adopte condutas responsáveis que permitam sair deste patamar com medidas mais restritivas foi deixado hoje pela vereadora Ana Cabral, no briefing diário para analisar a evolução da situação epidemiológica.

O briefing teve transmissão em directo nas redes sociais do Município

Na informação divulgada ao final da manhã de hoje (tendo por base os dados do dia 2 de Dezembro) há uma subida de nove casos activos, o que perfaz 216 casos activos da doença e mais 13 recuperados. Há, no entanto, a lamentar mais dois óbitos, no Lar Brilhar do Sol, em Santiago de Litém, o que eleva para 21 as mortes provocadas pela doença, desde o início da pandemia.
Apesar de realçar o esforço da população para travar a pandemia, a vereadora salienta que é preciso “continuar a ter cuidado”, até porque o Conselho de Ministros reunirá este sábado, altura em que procederá a nova avaliação de risco, tendo por base os números dos últimos 14 dias. “Temos que manter a conduta que temos tido”, apelou aquela responsável, que elogiou, também, a postura “correcta” da comunidade estudantil no decorrer do período lectivo.
Relativamente à situação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Ana Cabral adiantou, ainda, que o Centro Social do Carriço tem duas trabalhadoras infectadas e que a instituição aguarda os resultados dos testes realizados aos restantes colaboradores e utentes.

Os números de hoje indicam que às freguesias com mais casos activos (Pombal, Santiago de Litém e Carriço) junta-se agora Vermoil, onde há 12 infectados. A freguesia do Louriçal saiu deste indicador, depois de se terem verificado três recuperados no boletim desta quarta-feira, o que eleva para sete o número de doentes com covid-19 naquele território.
Carriço – 21 (aumento de seis casos)
Pombal – 110
Santiago de Litém – 37
Vermoil – 12

Do lado inverso, com menos de cinco casos activos, encontram-se as freguesias de Abiul, Albergaria dos Doze, Almagreira, Carnide, Ilha, Guia, Mata Mourisca, Meirinhas, Redinha e Vila Cã com menos de cinco casos activos.
Abiul – 4
Albergaria dos Doze – 0
Almagreira – 4
Carnide – 3
Ilha – 0
Guia – 4
Mata Mourisca – 4
Meirinhas – 2
Redinha – 1
Vila Cã – 1