Carriço: Quatro arguidos após apreensão de artigos contrafeitos

0
4542

Quatro pessoas foram detidas, a 12 de Janeiro, no Carriço, por suspeitas da prática do crime de contrafacção, no âmbito de uma operação levada a cabo pelo Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento Territorial de Pombal.

Segundo informação divulgada pela Guarda Nacional Republicana, foram detidos em flagrante “três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 32 e os 45 anos”, no decurso de uma acção de fiscalização “direccionada para a protecção dos direitos de propriedade industrial e para o combate à economia paralela”.

Durante a operação, os militares da GNR fiscalizaram dois estabelecimentos comerciais, onde foram detectados e apreendidos 1 926 artigos contrafeitos, entre vestuário, acessórios e outros bens de consumo. Os produtos, de acordo com o comunicado, eram de “diversas marcas de prestígio, reconhecidas no mercado internacional”, encontrando-se “expostos para venda ao público”.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Pombal.

A GNR sublinha que estas acções visam “garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial”, incidindo no “combate directo à contrafacção, à imitação e ao uso ilegal de marca”. A força de segurança alerta ainda que este tipo de práticas “lesa os titulares dos direitos e coloca em risco os consumidores”, podendo comprometer a segurança de quem adquire estes artigos e contribuir para o financiamento de redes de criminalidade organizada.