Mostra de artesãos, ecologia, cultura e tradição na cidade

0
1592

A primeira edição da BioArtes, um evento promovido pela Junta de Freguesia de Pombal, em articulação com Associação de Artesãos de Pombal, ao qual se juntam vários parceiros, está agendada para o próximo sábado, dia 8. Trata-se de uma mostra de artesãos e produtos locais, baseada nos conceitos de ecologia, cultura e tradição.
De acordo com a autarquia presidida por Pedro Pimpão, a BioArtes “é um projecto comunitário que nasceu de uma parceria com a recém-criada Associação de Artesãos de Pombal, à qual se juntaram vários parceiros”.
“Esta é uma iniciativa original, que relaciona os conceitos de cultura, ecologia e tradição, e logo na sua primeira edição contará com fortes atractivos”, refere, acrescentando que será dinamizado “um Laboratório das Artes, onde os participantes poderão aprender a realizar gravuras em linóleo, colorir desenhos, um atelier de fotografia artesanal, uma mostra de diários gráficos e desenvolvimento criativo, bem como um ‘workshop Urban Sketching’, que desafia os participantes a iniciarem-se no desenho de monumentos históricos”.
No decurso do evento será promovida, igualmente, “uma pequena quinta pedagógica com animais domésticos, a oficina Ecologia em Acção para realização de jardins verticais, o projecto ‘mãos à horta’ e outras actividades de relação com a natureza, como ‘aprender com as minhocas’, ‘conhecer as plantas’ e ‘o que contam as abelhas’, compostagem ou reciclagem”.
A população poderá andar de charrete, num verdadeiro e saudoso “Cardal acima, Cardal abaixo”, informa a autarquia.
Enaltecendo o facto de ser um “evento inter-geracional” e de envolvimento das famílias, será dinamizado no Largo das Tílias, o projecto “Famílias nas Tílias”. Incluirá o mercado de trocas infantil e diversas actividades, nomeadamente, jogos de tabuleiro (xadrez, damas, dominó, quiz), simultânea de xadrez, sessões de contos infantis, jogos tradicionais com a Culnatur, pinturas faciais, e sessões de “Babywearing”.
Os mais pequenos poderão participar no “Show Cooking Kids” sobre alimentação saudável, no qual serão confeccionados produtos regionais vendidos pelos agricultores no próprio mercado.
No que respeita à animação, será dado destaque à tradição local, com o desfile de marchas populares da Valdeira e do Município de Pombal. Seguir-se-á a actuação do rancho folclórico da Cercipom e o “Concerto no Coreto” com a Filarmónica Artística Pombalense.
A BioARTES terminará com chave de ouro, com o 1º Encontro Folclórico da Freguesia de Pombal, no qual participarão os ranchos folclóricos do Barrocal, Charneca, Guístola, Pinheirinho e Pombal.
“A expectativa é que esta multiplicidade de actividades, a decorrer no Jardim do Cardal ao longo de todo dia 8 de Setembro, consiga atrair o maior interesse da população e visitantes, bem como contribuir para promover o que é feito em Pombal”, afirma a Junta de Freguesia.

Partilhar
Artigo anteriorAleitamento materno – Conselhos práticos
Próximo artigoFragilidades na GNR podem comprometer protecção no concelho
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.