Os Amigos do Arunca foram distinguidos com o Prémio Quercus 2025, na categoria colectiva. A entrega do galardão decorreu no passado dia 31 de Outubro, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Na sua página de facebook, a Quercus alude ao prémio, destacando Os Amigos do Arunca como “um grupo de cidadãos exemplares que transformaram o amor pelo rio Arunca em acção concreta: limpeza, conservação, biodiversidade e educação ambiental. Prova de que juntos, podemos mudar o rumo”, pode ler-se.
Segundo Os Amigos do Arunca, esta é uma distinção que “muito honra e reforça a ligação de longa data com a Quercus”. O prémio é entendido como o reflexo de um trabalho conjunto, partilhado com voluntários, cidadãos, académicos, cientistas, investigadores, instituições públicas e privadas, bem como com autarquias e forças de segurança, que têm colaborado na protecção e valorização do rio Arunca e do território envolvente. O movimento faz um agradecimento especial à GNR e ao Núcleo de Proteção Ambiental de Pombal, pelo apoio e disponibilidade permanentes.
Instituído em 2004, o Prémio Quercus distingue entidades, empresas e cidadãos que se destacam pela sua actuação em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.
*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Novembro









































