Aldeia dos Redondos abre portas ao mundo

0
3067

Chama-se “Aldeia dos Redondos Global” e é uma página que, utilizando a plataforma do facebook, leva ao mundo as histórias, as tradições e os costumes da Aldeia dos Redondos, uma pequena comunidade da freguesia e do concelho de Pombal.
Um projecto pessoal, da autoria e responsabilidade de Jorge Cordeiro, que, à semelhança de outros projectos de dinâmica local que implementou ao longo dos anos, pretende unir e aproximar todos os que sentem a sua terra, independentemente do lugar do mundo onde residam ou trabalhem, sem qualquer distinção de condição ou pensamento.
Assumidamente pessoal, o projecto “Aldeia dos Redondos Global” não tem, nem terá, qualquer carácter religioso, político ou associativo, assegura Jorge Cordeiro. O objectivo “é tirar partido das facilidades tecnológicas de hoje e o fácil acesso às comunicações, para perpetuar e levar as histórias dos lugares e das gentes aos habitantes locais e aos emigrantes, que podem assim acompanhar o que se vai passando na localidade”.
Para Jorge Cordeiro “a Aldeia dos Redondos é afinal muito maior que o seu mero espaço geográfico e o seu número de habitantes permanentes”, estendendo-se a cada lugar do mundo onde esteja um dos nossos conterrâneos.
Com seis meses de existência, a página conta não só com o espólio e as histórias do próprio responsável, mas também com fotos cedidas por vários amigos da página, facto que Jorge Cordeiro destaca como uma grande prova de generosidade.
Nunca obcecado pelo número de “likes”, Jorge Cordeiro afirma que “a verdadeira satisfação deste trabalho reside em cada sorriso, em cada lágrima de contentamento, na elevação do orgulho que cada um deve sentir na sua terra e nas suas gentes e no entendimento da página como factor de união e de pertença”.
Os interessados podem acompanhar as publicações acedendo ao link: facebook.com/aldeiadosredondosglobal/.