Na noite de quinta-feira, 14 de Agosto, as ruas da vila do Louriçal revestem-se de fé e muita emoção durante a procissão de velas que honra Nossa Senhora da Boa Morte. Num cenário de profunda devoção, centenas de pessoas, de todas as idades, seguem, a par e passo, em silêncio e de vela na mão, a imagem da padroeira, após a celebração da missa, no Convento, marcada para as 20h30. Este ano será presidida pelo Vigário-Geral da Diocese de Coimbra, Manuel António Ferrão, natural da freguesia do Louriçal.
Ao silêncio que a oração transporta junta-se apenas a música solene das bandas filarmónicas do Louriçal, Vermoil e Guia. Para quem não se junta à procissão, pode acompanhar este momento através dos dois ecrãs gigantes que vão transmitir as imagens.
Para evitar que a cerimónia religiosa do primeiro dia das Festas do Louriçal se prolongue tanto tempo e atrase o início do concerto da artista Mariza, marcado para a meia-noite, o presidente da Junta revela que a missa contará com a colaboração de mais ministros da comunhão do que o habitual.
Numa procissão que chega a atingir os 900 metros de extensão, como refere José Manuel Marques, os escuteiros assumem um papel determinante na organização, para que tudo corra conforme o previsto.
O programa religioso dos festejos inclui também este ano, e pela primeira vez, a transmissão da Eucaristia de domingo (10h00), no canal de televisão TVI, presidida pelo pároco local, António Coelho. “Foi um trabalho de vários meses para que isso fosse possível”, explica o autarca.
Ainda que a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte seja um elemento central do evento, assim como os espectáculos de música, o programa das festas convida ainda os visitantes a usufruírem da visita aos perto de 50 expositores esperados no recinto, mas também à gastronomia local, que chega à mesa pela mão das tasquinhas dinamizadas pelo Rancho do Louriçal e pela Associação da Moita do Boi. Na mesma zona, o associativismo dá igualmente cartas nos bares explorados pelo Grupo de Jovens do Casal da Rola e da associação Pik-Nik, a que se juntam mais dois espaços concessionados a privados.
Para quem tem filhos pequenos, não falta a diversão. Há insufláveis e outros entretenimentos, mas também carrosséis que dão adrenalina extra a estes dias.
Louriçal é sinónimo de tradição e no feriado (15) cumprem-se 40 anos do festival de folclore, organizado pelo grupo da casa. É a partir das 17h00, no palco 2.
“O que me deixa feliz é ter uma freguesia onde todos estão unidos”, afirma o presidente de Junta
Ainda na sexta-feira, os apreciadores de velharias vão poder visitar a feira que decorre a partir das 08h00.
A terminar o terceiro e último mandato, José Manuel Marques despede-se, nesta edição, da organização das festas. Destaca, nestes anos de liderança, o crescimento do evento e, sobretudo, o contributo das empresas e do comércio local para que isso fosse possível. “O que me deixa feliz é ter uma freguesia onde todos estão unidos”, afirma o presidente de Junta, numa alusão ao contributo de toda a comunidade para a organização das festas.