João Pimenta, atleta do Vilaventura desde 2023, foi o vencedor, à geral, do Ultra Trail Serra da Freita (UTSF), a mítica prova realizada este domingo, dia 21, em Arouca, naquela que é considerada o “berço do trail” em Portugal.

Com as cores do clube de Vila Cã, João Pimenta, de 38 anos, completou os 102 quilómetros da prova de trail running mais antiga do país em cerca de 16 horas, num percurso de elevada exigência técnica e um desnível acumulado de 6.200 metros.
Na página de facebook, o atleta do Vilaventura fala da dureza da competição, mas destaca sobretudo o regozijo pelo feito alcançado. “Foi duro, muito duro mesmo, mas fiquei mesmo muito feliz e orgulhoso”, escreve.
“Foram vários meses a treinar, muitas horas de corrida, bike e ginásio, muitas horas sozinho na serra para cumprir o plano que tinha para mim mesmo para tentar alcançar uma meta pessoal, que para mim significaria imenso a nível desportivo e mesmo pessoal”, conta João Pimenta.
“Com o passar das semanas comecei a sentir-me capaz e a permitir a mim mesmo de pensar em algo mais ambicioso do que apenas concluir a prova”, pelo que “forcei ainda mais as coisas e fui para a prova com essa ambição”, descreve, ainda com o estado de espírito a fervilhar de emoções pela vitória.
“Foram vários meses a treinar, muitas horas de corrida, bike e ginásio, muitas horas sozinho na serra para cumprir o plano que tinha para mim mesmo (…)”
Esta não é a primeira vez que João Pimenta participa na competição. Em 2022, inscreveu-se na distância de 30 quilómetros, “por diversão”, e no ano seguinte aventurou-se já nos 65. Depois de um interregno de dois anos, regressa em 2025 para “realizar a distância rainha”, concluída com uma subida ao primeiro lugar do pódio da geral.
Foi, “de longe, a prova mais dura que alguma vez fiz, mas sem dúvida que a mais bonita também. É mesmo incrível”, revela o atleta da família Vilaventura.
O clube fez questão de salientar a “garra, espírito de equipa e enorme feito” de João Pimenta, mas destacou, de igual modo, a “excelente prestação” dos restantes atletas em prova, “que engrandeceram a competição com a sua entrega e respeito pela enorme montanha que é a Serra da Freita”.
Foi, “de longe, a prova mais dura que alguma vez fiz, mas sem dúvida que a mais bonita também”
Para além de João Pimenta, participou também, na distância mais longa, o atleta Bruno Jorge. No percurso de 65 quilómetros, o clube esteve representado por Joselito Pereira e nos 30 quilómetros as cores do clube de Vila Cã foram vestidas por Bruno Antunes e Stefany Oliveira.
A UMSF integra o calendário oficial da Associação de Trail Running de Portugal e atribui pontos para a Ultra-Trail du Mont-Blanc, uma ultramaratona de montanha com cerca de 166 quilómetros, realizada uma vez por ano, nos Alpes, e que atravessa a França, Itália e Suíça.