Na Rua da Escola Técnica (entre a Papelaria Soares e o antigo acesso à Escola Secundária), na cidade de Pombal, há uma casinha em tons de azul e amarelo que não passa despercebida. A explicação está mesmo ao lado, numa placa de sinalização, com a indicação “POMBALfelis”.

Dina Loureiro, médica veterinária do Município de Pombal, esclarece que se trata do primeiro abrigo para felinos, instalado numa das cinco colónias sinalizadas na cidade, cujos animais estão já esterilizados. As restantes ficam junto ao Supermercado Lidl, Teatro-Cine, Junta de Freguesia de Pombal e Rua de Santa Luzia.
Segundo a médica veterinária, já foram esterilizados cerca de 1170 felinos no concelho de Pombal, ao abrigo do Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver), implementado desde 2018. “Com a instalação de abrigos nas colónias que vão sendo esterilizadas, os felinos poderão, sempre que possível, permanecer no mesmo local, mas em condições de segurança. Por outro lado, os felinos mais sociáveis poderão ser encaminhados para adopção”, nota aquela responsável.
Para Dina Loureiro, “esta é, sem dúvida, uma forma de controlar e reduzir as populações de felinos, garantindo boas condições para os animais e mantendo a higiene no espaço público, através da colocação de ração, ao invés de sobras de comida.”
A médica veterinária do município acredita que o “Pombalfelis” é não apenas “uma alternativa aos animais em cativeiro permanente”, mas também “uma oportunidade para reunir a comunidade em torno de um projecto.”
O abrigo instalado junto à Escola Secundária “está a ser monitorizado com a ajuda de duas professoras e vamos, com essa ajuda, identificar o que corre menos bem para que possamos corrigir em modelos futuros”, conta ainda Dina Loureiro, adiantando que o objectivo é criar mais abrigos no próximo ano.
Vantagens do projecto:
A manutenção equilibrada e controlada das populações de Animais errantes;
Uma maior segurança para animais, transeuntes e automobilistas;
Maior controlo sobre potenciais pragas de roedores;
A interacção da comunidade de forma adequada;
A motivação educacional das crianças, dos idosos e da restante população, através da sensibilização que o projecto pode alcançar;
O embelezamento dos locais onde são instalados abrigos;
Boas práticas ambientais e de protecção a animais errantes.






































