Uma operação que visava interceptar uma viatura que circulava com matrículas falsas permitiu à GNR deter um jovem, no concelho de Pombal, por tráfico de droga, condução sem carta e furto de veículo, além de permitir localizar três menores dados como desaparecidos na Alemanha. Se não bastasse, este caso terá dado ainda origem a uma tentativa de carjacking no centro de Pombal, culminando em mais duas detenções.
Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR revela que a operação, realizada a 3 de Novembro pelos Núcleos de Investigação Criminal e de Apoio a Vítimas Específicas, visava interceptar uma viatura com matrículas falsas.
“Durante a fiscalização, foi possível apurar-se que, no interior do veículo, para além do condutor de 18 anos, seguiam dois menores, um jovem de 13 anos e uma jovem de 15 anos, residentes na Alemanha e sinalizados como desaparecidos na Plataforma Schengen”, lê-se na nota.
Menores que seguiam no interior do veículo estavam sinalizados como desaparecidos na Plataforma Schengen
Durante a revista, os militares encontraram 360 doses de anfetaminas e verificaram que o suspeito não tinha habilitação legal para conduzir, sendo ainda suspeito de furtos de veículos e moedeiros em estabelecimentos de Leiria e Pombal. Foram apreendidas 360 doses de anfetaminas, um veículo e duas chaves de viaturas, pertencentes a dois veículos furtados na última semana, nos concelhos de Leiria e Pombal. O jovem de 18 anos, que segundo a Lusa será irmão da jovem de 15, vai aguardar o julgamento em prisão preventiva. É suspeito de ser responsável por vários furtos a estabelecimentos comerciais e viaturas ocorridos na região durante a última semana.
Durante o interrogatório da GNR, os três jovens terão confessado que integravam um grupo com mais três pessoas. Realizadas novas diligências, a GNR informou terem sido“ localizadas três pessoas, um jovem e uma jovem, ambos de 17 anos, e um homem de 39 anos, em Castelo Branco, sendo que também esta menor encontrava-se sinalizada como desaparecida na Plataforma Schengen”.
Terá sido o homem de 39 anos e o jovem de 17, que se sabe agora serem pai e filho, que após terem sido colocados em liberdade, no dia 4 (quarta-feira), tentaram roubar uma viatura no estacionamento do supermercado Lidl, em Pombal.
A tentativa de roubo da viatura aconteceu no parque de estacionamento do LIDL
Segundo o Pombal Jornal apurou, quando uma mulher, de 73 anos, se dirigia para o seu carro depois de realizar as compras, foi abordada e ameaçada pelo jovem, que tentou apossar-se do veículo. Acabou por não o conseguir fazer, saindo do local com o homem. Contudo, a PSP foi contactada e houve uma testemunha que perseguiu a dupla até ao Tribunal de Pombal, onde os agentes da PSP procederam à sua detenção.
quando uma mulher, de 73 anos, se dirigia para o seu carro depois de realizar as compras, foi abordada e ameaçada pelo jovem, que tentou apossar-se do veículo
A história é corroborada por um comunicado da PSP que dá conta da detenção em flagrante delito de dois homens, de nacionalidade estrangeira, pelas 10h40, por tentativa de roubar uma viatura ligeira de passageiros no parque de estacionamento do Lidl. “Um dos suspeitos (filho) colocou-se dentro da viatura, ameaçando a lesada, fazendo com que esta saísse do seu interior, percorrendo alguns metros de marcha atrás, até esta se imobilizar devido a problemas mecânicos”, esclarece a PSP. Após a lesada gritar por socorro, um transeunte veio em seu auxílio, motivando a fuga dos suspeitos. Após perseguição deste transeunte por várias artérias daquela cidade, os suspeitos foram interceptados e detidos pelos policias. A PSP informa ainda ter apurado que, cerca de hora e meia antes, “os suspeitos já haviam tentado furtar uma viatura que se encontrava estacionada no parque de estacionamento de um outro hipermercado”, também em Pombal. Na manhã do dia seguinte foram presentes a Tribunal, tendo-lhes sido decretada a prisão preventiva.
Do total dos seis elementos pertencentes a este grupo, três estão agora em prisão preventiva, a jovem de 15 anos foi entregue a familiares residentes em Portugal e os restantes dois jovens, dados como desaparecidos na Alemanha, estão entregues ao cuidado de instituições, até poderem retornar ao seu país.








































