Ti Milha, o festival onde cabe tudo: música, conversas, drag queens, yoga, boa comida, instalações artísticas e muito mais

0
1756

É já nos próximos dias que decorre mais uma edição do Ti Milha, o festival mais eclético da região, onde cabe um pouco de tudo, até mesmo a própria Ilha, onde o evento se realiza.
Este ano, há novidades. O festival cresce mais um dia e sai do seu espaço natural, o Parque de Lazer da Ilha, para uma visita à praia do Osso da Baleia. De resto, em equipa que ganha não se mexe e, por isso mesmo, a estrutura física e também a programação não sofre grandes modificações. Há workshops, conversas, feira do diacho, dj’s, boa comida, instalações artísticas e, claro, muita música. O melhor mesmo é passar pela página timilha.pt e espreitar todo o programa. E se ainda não comprou o seu bilhete para sexta-feira e sábado, pode fazê-lo online ou à entrada do recinto. Nos restantes dias, as entradas são gratuitas.

Warm-up esta quinta-feira
Os campistas do Ti Milha começam a chegar na véspera do festival. E foi a pensar neles que a organização preparou uma recepção festiva. Assim, já na noite do dia 17, a música começa a ouvir-se com a banda pombalense Dovecote e o dj Robbie. Será uma espécie de arranque semi-oficial do Ti Milha, aberto a todo o público (não só a campistas), que servirá de aquecimento para os restantes três dias. Foi também a pensar mais nos campistas, e em resposta a um desafio do Município de Pombal, que o evento vai sair pela primeira vez da Ilha, para uma deslocação à praia do Osso da Baleia. A tarde de sexta-feira, dia 18, vai ter ioga e aulas de surf e bodyboard para quem quiser aproveitar o tempo antes do recinto abrir as suas portas.

Cartaz para todos os gostos
O cartaz musical do Ti Milha é feito para agradar a (quase) todos os gostos. A premissa principal é trazer artistas e bandas que façam festa e consigam animar o público, o que nem é muito difícil pois quem vai ao Ti Milha já vai com o espírito certo para a diversão. Nesta edição, na sexta-feira, destacam-se os concertos de Emmy Curl, dos romenos Fanfare Ciocarlia e do colectivo MXGPU. A banda romena foi a última a ser anunciada e promete ser um dos grandes momentos deste Ti Milha. A noite vai terminar com outra novidade, o Glitz Experience com Drag Show e Dj Set. No sábado actuam, ainda de dia, Bia Maria e os Semibreves. Para a noite ficam os concertos de IBSXJAUR, Criatura e Máquina.

Domingo é dia da comunidade
O domingo do Ti Milha é um dia aberto à comunidade, com entrada gratuita, que pode ser aproveitado para ficar a conhecer este festival sui generis. O megapiquenique comunitário já é uma tradição, com as famílias ilhenses a promoverem o convívio intergeracional. E claro que ninguém pode arredar pé até às 17 horas, porque se há actividade que não se pode perder no Ti Milha e que tem crescido em público de ano para ano, é o Sarau do Rancho. Este será, porventura, o grande momento que a comunidade ilhense tem para oferecer a quem a visita e que dá a conhecer a sua tradição. Liderados pela Ti Alzira e as suas companheiras dos capachos, muitos se juntam em coro para entoar as canções tradicionais (com alguma brejeirice). E quem não sabe, aprende que “a Ilha é um jardim e não há no mundo um lugar assim”.