“O São Mateus sempre foi e continuará a ser um ponto de encontro das gentes de Soure”

0
349

O São Mateus sempre foi e continuará a ser um ponto de encontro das gentes de Soure e um reencontro com a sua tradição e a sua cultura. A participação de todas as freguesias, através da mobilização das suas diversas instituições culturais, faz desta a grande festa agregadora do concelho.”

Se assim o entendemos e dissemos em 2014, nesta que é a última edição destes 12 anos de mandato, assim o continuamos a entender e o continuamos a afirmar.

Agradecemos aos expositores, feirantes, fornecedores, comerciantes locais, coletividades participantes, dirigentes das entidades colaboradoras, autarcas das freguesias, à Paróquia de Soure, à Associação Humanitária dos Bombeiros de Soure, à Junta de Freguesia de Soure, à Guarda Nacional Republicana e, em especial, ao nosso parceiro – Associação Empresarial de Soure.

Agradeço não só a disponibilidade que sempre manifestam em participar, mas, acima de tudo, o empenho com que o fazem, muitas vezes em condições adversas, e sempre com determinação e senso de responsabilidade.

É este sentimento de pertença e de carinho que torna o São Mateus diferente de todas as outra festas de muitos concelhos que nos rodeiam (…)

É este sentido de participação e responsabilidade que faz com a festa e as suas feiras sejam de todos e se realizem para usufruto de todos. É este sentimento de pertença e de carinho que torna o São Mateus diferente de todas as outra festas de muitos concelhos que nos rodeiam, e seja a chave para o sucesso e a sustentabilidade da FATACIS e das Festas e Feiras de São Mateus.

Saudamos todos os que nos visitam, os que já o fazem por tradição, que habitualmente fazem deste evento o ponto de encontro com familiares e amigos. Saudamos os que nos visitam pela primeira vez, ou que sendo novos residentes, pela primeira vez vão participar e usufruir da nossa alegria e das nossas tradições, esperando que fiquem, guardem, levem consigo as melhores recordações do acolhimento que temos todo o gosto em lhes oferecer.

A parceria entre o Município de Soure e a A.E.S. – Associação Empresarial de Soure e o empenho de todos quantos estão envolvidos na organização, tem sido fator de sucesso e de envolvimento do tecido económico do concelho, tendo ao longo destes anos fortalecido e contribuído para o sucesso, sustentabilidade económica e social do evento.

Ao Município, pela responsabilidade e competências da sua Câmara Municipal, cabe prestar todo o apoio logístico, técnico e financeiro necessário, bem como mobilizar todos os agentes culturais, motivando-os para a sua participação, e desta forma, coordenar todas as atividades culturais que fazem desta a grande agregadora do concelho e a festa da “Família Sourense”.

Neste ano, pela 12 vez, expresso e renovo a vontade de apostar nas Festas de São Mateus e FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comercio e Indústria de Soure, como uma referência para o concelho e para a região. Que não haja dúvidas, que a realização destes festejos são uma inequívoca forma de afirmação do concelho e de divulgação da sua cultura, da sua história, e de promoção do seu tecido empresarial, reforçando ao mais diverso nível as potencialidades do concelho de Soure.

Em nome da Organização, da Câmara Municipal, desejo a todos uma boa feira e bons festejos.

OPINIÃO de Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure