Nas últimas semanas, foram lançados novos alertas sobre esquemas de burla, praticados junto de idosos. A Junta de Freguesia de Pombal emitiu inclusivamente um alerta, na sequência de uma tentativa de burla na localidade dos Mendes, assim como o Centro Social e Paroquial da Ilha, uma vez que a mulher que tentou cometer o crime se identificou como pertencente àquelas instituições.
Contactado sobre este assunto, o comando de Leiria da GNR adiantou ao Pombal Jornal que, desde o início deste ano e até 30 de Abril, “foram registados dois crimes de burla com este enquadramento”, no concelho de Pombal, ainda que estes sejam dados provisórios.
A GNR explica que “o modus operandi mais utilizado na prática deste tipo de crimes é através do contacto directo, falso familiar ou falso funcionário, sendo ainda comum a burla na aquisição de bens móveis”.
Relativamente ao ano de 2023, os números indicam a prática de 12 crimes desta natureza, em que as vítimas são pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. No ano de 2024, foram registados quatro crimes deste tipo.
Para fazer face a esta problemática, a GNR diz que “irá manter sempre as acções necessárias e o planeamento meticuloso, face às necessidades operacionais, atentos os recursos disponíveis, tendo por base os princípios da flexibilidade e eficácia na gestão dos meios, por forma a garantir sempre o cumprimento missão, empregando todos os esforços para assegurar a presença junto das populações e responder às suas necessidades, proporcionando permanentemente a garantia da segurança e tranquilidade pública”.
*Notícia publicada na edição impressa de 19 de Junho