Cerimónia solene irá reconhecer o contributo de Isabel Damasceno, Ana Paula Duarte e Paulo Mota Pinto, além de empresas, associações e atletas que elevam o prestígio do concelho. Decorre esta terça-feira, 11 de Novembro, a partir das 11h00, no Teatro-Cine.

A Câmara Municipal de Pombal celebra o Dia do Município com uma cerimónia solene em que serão distinguidas personalidades, instituições e empresas “que se destacaram pelo seu contributo para o desenvolvimento, bem-estar e prestígio do concelho.”
Entre as várias distinções que serão atribuídas, este ano, pela autarquia, destaque para as Medalhas de Ouro. A Medalha de Honra do Município (Grau Ouro) será atribuída a Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em reconhecimento pelo seu percurso de serviço público e o seu papel no reforço da coesão territorial e na valorização da Região Centro.
A pombalense Ana Paula Duarte, reitora da Universidade da Beira Interior (UBI), será agraciada com a Medalha de Prestígio e Carreira (Grau Ouro), distinguindo a sua liderança académica e a ligação a Pombal.
O presidente cessante da Assembleia Municipal, Paulo Mota Pinto, receberá a Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro) em reconhecimento do seu empenho e dedicação ao serviço público local.
Outras distinções de Grau Ouro incluem a Banda Filarmónica Louriçalense, que celebra 200 anos de existência (Medalha de Mérito Municipal Cultural), e a empresa Recauchutagem Guiense, que assinala 50 anos de actividade (Medalha de Mérito Municipal Empresarial), pelo seu contributo para o emprego e desenvolvimento económico local.
Paulo Albano, comandante cessante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, será distinguido com a Medalha de Altruísmo e Abnegação (Grau Prata), como reconhecimento de quase uma década de liderança exemplar e entrega à causa do voluntariado, da protecção e socorro das populações do concelho e da região.
A celebrar os 90 anos de existência, a Fundação INATEL receberá, nesta sessão, a Medalha de Mérito Municipal Cultural (Grau Prata), como forma de reconhecimento pelo contributo para o desenvolvendo e valorização do turismo social, da criação e fruição cultural, a actividade física e desportiva, da inclusão e da solidariedade social.
O tecido económico local será igualmente reconhecido com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal Empresarial (Grau Prata) às empresas Ferragens do Marquês, Lda. (40 anos), Racivet – Rações, Equipamentos e Veterinária, Lda. (40 anos), e DIKAMAR – Indústria de Protecção de Calçado, S.A. (30 anos), pelo seu contributo para a robustez e diversidade do sector.
No domínio do desporto, o jovem atleta pombalense Rodrigo Monteiro será homenageado com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo (Grau Prata), considerado o Melhor Jogador do Europeu de Futsal Sub-19 2025 e recordista de golos em fases finais daquela prova.
Completam a lista das distinções de Prata as associações com 50 anos de existência: ACUREDE da Guia, a Associação de Almagreira e o Grupo Desportivo da Ilha (Medalha de Mérito Municipal Associativo).
A autarquia agracia ainda os presidentes de junta que terminaram os seus mandatos este ano com a Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata), em reconhecimento pela sua dedicação e serviço público e entrega às respectivas comunidades locais. São eles José Manuel Marques (Louriçal), Pedro Silva (Carriço), Sandra Barros (Abiul), Nelson Pereira (Pelariga), Paulo Duarte (Redinha), Gonçalo Ramos (Guia, Ilha e Mata Mourisca) e Manuel Nogueira de Matos (Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze).
A cerimónia irá distinguir, também, 15 colaboradores municipais que completam 25 anos de serviço público com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação (Grau Prata), reconhecendo, desta forma, a sua competência, empenho e lealdade à autarquia e aos cidadãos pombalenses.
“Mais do que distinguir nomes, celebramos o compromisso, o mérito e a dedicação de todos os que, com o seu trabalho e exemplo, fazem de Pombal um concelho mais forte, mais humano e mais prestigiado”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, através de uma nota enviada à imprensa.








































