Burros de Toscani expostos no Jardim do Cardal

0
1663

Uma exposição fotográfica de Oliviero Toscani com 30 grandes imagens que o famoso e polémico fotógrafo italiano realizou há alguns anos para o Festival Sete Sóis Sete Luas, vai ser inaugurada hoje, ao final da tarde, no Jardim do Cardal, em pleno centro da cidade de Pombal. O festival, que se realiza pela primeira vez em Pombal, proporcionará até 4 de Julho, espectáculos de música mediterrânica e do mundo lusófono.

“Hardware + Software = Burros” é o título da exposição de Oliviero Toscani, ex-director de arte da conhecida marca Benetton, que promete causar espanto e surpresa à população, chamando a atenção para o empobrecimento da inteligência do homem por culpa da tecnologia. As fotografias dão a conhecer os burros de Miranda do Douro que o fotógrafo sempre quis que fossem modelos. Há décadas que Toscani considerava que era mais interessante fotografar os burros portugueses do que modelos, que ao longo dos tempos fotografou para as diversas revistas de moda.

O sonho concretizou-se há uma dezena de anos e chega agora a Pombal. Os burros “top models” vistos pela objectiva de Toscani, é inaugurada pelas 18 horas de hoje, quinta-feira, e permanecerá patente ao público até 4 de Julho.

Por sua vez, o Castelo de Pombal será palco do Festival Sete Sóis Sete Luas, uma rede que reúne 30 cidades de 11 países, como o Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Grécia, Itália, Marrocos, Portugal, Roménia, Eslovénia e Espanha. O Município presidido pelo social-democrata Diogo Mateus vai investir 20 mil euros no evento que pretende “enriquecer muito a oferta cultural na cidade”, proporcionando aos munícipes, e não só, “a oportunidade para escutar sons e viver experiências” de outros países lusófonos.

Todos os espectáculos têm entrada gratuita e o primeiro está agendado para a noite de amanhã, sexta-feira, dia 27, a cargo de Korronzi, um grupo revelação da música do País Basco. No sábado, subirá ao palco instalado no Castelo, Mario Incudine, que transmitirá ao público os sentimentos do povo da Sicília. No dia 3 de Julho, será a vez de actuar David Nieto, que levará a Pombal o flamenco da província andaluza de Cádiz. O festival encerrará portas no dia 4 de Julho com a actuação da Dom Sebastião Orkestra, uma produção com direcção musical do músico português António Prata, e que conta com músicos de Itália, Cabo Verde e Marrocos.

Por outro lado, o jovem guitarrista pombalense Ricardo Silva representará Pombal na nova produção do Festival Sete Sóis Sete Luas: a Orkestra Luasiberica, que nos próximos dois anos deverá subir a alguns palcos em países da rede.

ORLANDO CARDOSO (texto)