Antiga pedreira de Ansião vai ser palco de festival que cruza ciência, cultura e música…e é gratuito

0
2764

Uma antiga pedreira de brita em Ansião recebe esta sexta-feira e sábado a primeira edição do festival Estratos, que pretende mostrar o potencial de espaços esquecidos e abandonados.
Há quase três décadas abandonada, a pedreira do Camporês, a sul da zona industrial de Ansião, inspirou João Forte a lançar uma proposta ao município.
“Há dois anos, tive uma ideia e propus informalmente à Câmara de Ansião recuperar ambientalmente aquela pedreira e torná-la um espaço multifuncional”.
Assim nasceu o festival que cruza ciência, cultura e música, recordou à agência Lusa o organizador: “O Estratos decorre dessa ideia”, que ganhou forma com o convite ao músico e compositor inglês Paul Johnson, residente na região, para assumir a curadoria do evento.
Assim, envolvendo Johnson, uma cantora inglesa e quase duas dezenas de elementos da comunidade local, nasce um espectáculo pensado para uma das zonas da pedreira, que tem um total de cerca de oito hectares.
“Uma das áreas é um anfiteatro natural, com todas as características para receber eventos musicais, de teatro ou outros”, frisou João Forte, responsável da empresa Montante, que organiza o festival com o município de Ansião, que adquiriu a pedreira do Camporês há alguns anos.
Nesta primeira edição, os participantes vão fazer um percurso no interior da pedreira, com quatro paragens.
“As pessoas vão ser confrontadas com um espaço que não estão habituadas propriamente a visitar, vão ficar com algum conhecimento da geologia e vão ter algumas surpresas musicais durante quase duas horas”, antecipou o organizador.
Por motivos de segurança, o evento é limitado a 50 participantes, pretendendo ser “o mote para a recuperação daquele espaço e torná-lo uma mais-valia territorial, em vez de um espaço esquecido e abandonado”.
O festival Estratos surge para mostrar que, mesmo “abandonado e longe da vista”, aquele espaço “tem “um potencial extraordinário e é uma forma de inovar, num território com problemas demográficos e que precisa de criar mais dinamismo”.
Depois da estreia este ano, a intenção é repetir o Estratos anualmente. “O nome é já com essa intenção”, explicou João Forte, admitindo a possibilidade de explorar outras localizações.
“Na eventualidade de não poder ser ali [na pedreira do Camporês], pode ser noutro espaço em Ansião ou na região. O fundamental é mostrar que estes espaços esquecidos e abandonados têm potenciais em que, muitas vezes, não pensamos e que devem ser aproveitados, trazendo mais-valias para a região e para os próprios municípios”, concluiu.
Cada um dos dias do festival Estratos começa às 19h30, recomendando a organização a utilização de calçado confortável, tendo em conta as condições do piso da pedreira.

As entradas podem ser reservadas pelo número de telefone 933 124 101.
Lusa