Ansião promove Feira dos Pinhões para manter tradição centenária

0
2127

A vila de Ansião vai estar em festa nos próximos dias 26 e 27 com mais uma edição da Feira dos Pinhões, mantendo uma tradição iniciada no século XVII e que tem sido renovada nos últimos anos. São esperados 80 expositores.

Realizado em torno da Praça do Município, o certame conta, além da presença de cerca de oito dezenas de produtores e expositores do que de melhor se faz na região, com um programa cultural vasto, que garante animação ao longo dos dois dias. Animação que começa na manhã de sábado, com teatro infantil “Histórias de Sonhos” pela companhia Aqui há gato e uma arruada de bombos.
Durante a tarde, acontece a abertura oficial da feira às 15 horas, no auditório municipal, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino. Está igualmente prevista a presença do presidente da Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, e do presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Leiria e também presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.
À sessão solene segue-se a animação com Marchinha do Botequim, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de São Domingos, da Lagarteira, e o Rancho Folclórico de Pousaflores. Às 21 horas, no Centro Cultural de Ansião, o palco pertence ao Teatro da Vista Alegre (Ílhavo), que apresentará a peça “Aqui há fantasmas”.
Quanto ao domingo, e como vem acontecendo há alguns anos, a Feira dos Pinhões será apresentada a todo o país, e não só, através do programa Somos Portugal, da TVI, com transmissão em directo da Praça do Município durante toda a tarde.
Animação, música, doces, compotas e licores de Sicó, queijo Rabaçal, vinho Terras de Sicó, mel Serra de Sicó, azeite Terras de Sicó, enchidos sabores de Sicó e artesanato típico compõem aquela feira, além de vendedeiras das tão conhecidas fiadas de pinhões.
Originalmente a feira franca realizava-se tradicionalmente na Praça do Município e ruas adjacentes, local que deixou há mais de trinta anos, realizando-se desde então no mercado municipal. Contudo, em 2012 a feira teve a distinção de ter sido o primeiro evento realizado na renovada Praça do Município, após obras de reabilitação e regeneração urbana no centro da vila.

Partilhar
Artigo anteriorCarrinha com sete freiras choca com camião no IC2
Próximo artigoCARTAS POMBALINAS | Um ano novo de desafios e mudanças!
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.