CONSIGO | O PSD ficou-te com o dinheiro da casa?

0
517

Atiro já à conclusão: o problema da falta de habitação em Pombal é responsabilidade em 1º lugar do poder público local, das sucessivas maiorias do PSD e em particular de Pedro Pimpão.

“-Demagogia, ultraje, populismo”, estão já a vociferar os responsáveis do PSD que atacam sempre qualquer opinião contrária, antes que esta ganhe tração pela verdade que comporta. Na Assembleia Municipal ainda estariam a somar um chorrilho de desresponsabilizações com o poder central. Ou umas desconsiderações de carácter, tão usuais em quem se agarra ao poder só porque dele depende para viver.
Mas porque digo e redigo isto há 4 anos? Há um problema de falta de habitação, seja a preços acessíveis ou para carteiras mais ambiciosas, com especial incidência nas zonas urbanas. Nas zonas rurais o que dificulta as transações são essencialmente os custos elevados na construção.
O PS pressionou a anterior maioria de Diogo Mateus a construir uma Estratégia Local de Habitação de Pombal (ELHP) para resolver este tema. Foi aprovada em Dezembro de 2021, já neste mandato, com apoio de PSD e PS, pois tornou-se tema consensual e a receita era evidente: mais investimento público. Cito a Propaganda da CMP: “A ELHP visa garantir habitação digna para famílias carenciadas que vivem em condições precárias, através do programa “1.º Direito […] com o objetivo de apoiar 193 famílias […] no concelho. Este investimento inclui a reabilitação, construção ou aquisição de imóveis para habitação, e é financiado pela Administração Central [18 milhões de euros] e pelo próprio município [4,5 milhões].”
“Então onde está o erro?”, perguntas. É que em 4 anos não se concretizou nada da ELHP porque não foi uma prioridade, e assim a CMP não iniciou qualquer obra. Nem antes da aprovação do apoio de 18 milhões de euros anunciado em 2023, que podia ser antecipado com investimento próprio do município. Nem depois de 2023, onde revelou sempre incapacidade para viabilizar projetos próprios de reabilitação ou construção que mudassem o mercado da habitação no concelho. Essa mudança viria pelo aumento da oferta pública de habitação ou pelo aumento da dinâmica económica no concelho que trouxesse investimentos privados onde se pudessem adicionar habitações a custos acessíveis. Conclusão: continuas sem poder pagar uma casa em Pombal e por isso preferes ir morar para longe, onde até terás melhores rendimentos. O PSD não te ficou com o dinheiro da casa, mas rouba-te os sonhos há muitos anos.

João Coelho

Líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Pombal


*Artigo de OPINIÃO publicado na edição impressa de 3 de Julho