O espólio do Arquivo Municipal de Pombal ficou mais enriquecido com a doação, por parte de cinco particulares, de parte dos seus acervos históricos. Alfredo Faustino, Diamantino de Jesus Francisco, Fernando Jales, Gabriel Campos e Joaquim Eusébio são os pombalenses que confiaram no Arquivo para ser o depositário de documentação histórica que estava nas suas posses e que agora passa a estar disponível para toda a comunidade.

Na acto de assinatura do termo de doação, Fernanda Pinto, directora do Arquivo Municipal, sublinhou que “esta cerimónia é mais do que um gesto de entrega. É um acto de confiança no papel do Arquivo como guardião da memória colectiva e um contributo generoso para a construção de um património histórico mais rico, plural e acessível a todos”. A directora agradeceu a generosidade dos doadores “por compreenderem que a memória só se cumpre plenamente quando colocada ao serviço da comunidade”.
“Esta cerimónia (…) é um acto de confiança no papel do Arquivo como guardião da memória colectiva”
Alfredo Faustino doou um acervo de 151 publicações periódicas, datadas entre 1954 e 1975, que testemunham momentos decisivos da vida política, social e cultural da época. Entre eles, contam-se edições dos jornais Notícias de Pombal, O Eco e Pombal Livre.
Já Diamantino de Jesus Francisco entregou ao Arquivo um acervo fotográfico, datado de 1973, de 100 fotografias de todas as escolas primárias existentes no concelho de Pombal. Fernando Jales fez a entrega do espólio bibliográfico da família, nomeadamente do seu irmão Henrique Jales, que engloba 69 obras de referência. Da parte de Gabriel Campos foram entregues 51 dvd’s com gravações efectuadas por si, datadas de 1986 a 2015, que registam momentos como as Marchas de Santo António, as Festas do Bodo, almoços de antigos alunos do Colégio Marquês de Pombal ou momentos sociais da Charneca, de onde é natural. Por último, Joaquim Eusébio doou 202 documentos, entre jornais, revistas, fotografias, cartazes, apontamentos diversos, entre outros, grande parte dos quais o ajudou na concretização do livro “Pombal 8 Séculos de História”.
O Arquivo Municipal espera que este gesto possa abrir as portas a que mais particulares possam doar espólio importante à instituição.
*Notícia publicada na edição impressa de 19 de Junho









































