EXAME FINAL | De 0 a 20

0
1806

Nota 4 – Apresentação da final da Champions: Foi triste, muito triste, o espetáculo que as mais altas figuras do Estado nos proporcionaram ao anunciar a final da Liga dos Campeões no nosso país. Para além de um desrespeito por aquilo que os portugueses passaram nos últimos meses, o “espetáculo” roçou praticamente a provocação. Juntar o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro, mais uns quantos governantes para anunciar uma meia dúzia de jogos de futebol em plena pandemia representa uma total falta de noção. Falta de noção das prioridades, falta de noção daquilo que os portugueses estão a passar, falta de noção de que o exemplo vem de cima. A cereja no topo do bolo foi a vergonhosa frase do Primeiro-Ministro, que achou que aquilo que os profissionais de saúde mais queriam neste momento era futebol. Isto contado ninguém acreditaria!

Nota 5 – Crise social: Depois da crise pandémica segue-se a crise económica e financeira, e juntamente com estas chega a crise social. Estou preocupado com os novos pobres e com a pobreza envergonhada que, parece-me, representa já uma nova e inquietante realidade.
Sobretudo nas grandes cidades, havia muitas pessoas que antes da pandemia vivia de
empregos na área da restauração, do pequeno comércio e do turismo, que com a paragem da economia se viram sem rendimentos e sem quaisquer apoios. Se não tomarmos medidas concretas e rápidas, vamos ter uma nova vaga de sem-abrigo e uma inevitável crise social.

Nota 7 – Moção de censura do PS Pombal: O Partido Socialista de Pombal entendeu que devia reagir àquilo que por cá se tem passado e achou que a melhor forma de vincar a sua (o)posição
seria anunciando a apresentação de uma moção de censura. Mas saiu tudo ao lado. Uma
moção a discutir e votar em assembleia municipal, apresentada por uma vereadora em
reunião de câmara, uma moção enfadonha que não transmite qualquer mensagem relevante,
uma moção derrotada logo à partida, uma moção que nada vem construir (nem destruir,
porque o chumbo duma moção de censura tem exatamente o resultado político contrário
àquele que os proponentes pretendem).

Nota 14 – Eleições PSD Pombal: No próximo sábado a concelhia de Pombal do PSD elege uma nova Comissão Política. Será um momento para renovar a esperança, unir a família social-democrata, pensar o futuro do concelho de Pombal e iniciar um caminho vencedor rumo às próximas eleições autárquicas. É, sem sombra de dúvida, um momento único para continuar a construir e afirmar o PSD no contexto local. O PSD, o concelho de Pombal e os pombalenses não podem perder esta oportunidade.

João Antunes dos Santos, Advogado, Deputado Municipal PSD e Presidente JSD Distrital Leiria
joao@antunesdossantos.pt